Celesc adota consultoria estratégica da Sonda IT

Celesc adota consultoria estratégica da Sonda IT

A Celesc Distribuição, responsável pela distribuição de energia para 2,6 milhões de clientes no Estado de Santa Catarina, fechou um contrato com a Sonda IT, maior companhia latino-americana de soluções de TI, para aprimorar seus processos de negócios e as atividades desempenhadas ligadas às demandas regulatórias de atendimento ao consumidor.

Com a utilização de boas práticas de gestão e uma abordagem focada em eficiência, produtividade e compliance regulatória, o objetivo da Sonda é identificar ações com foco em gestão do conhecimento, antecipação da receita, redução da inadimplência, agilidade operacional, gestão dos processos e controle dos principais processos de trabalho numa ação que será feita a quatro mãos com o time de consultores da integradora somado ao apoio das equipes das áreas de TI e comercial da Celesc.

“A experiência tem sido muito positiva e permite que, com um olhar externo da fornecedora, pudéssemos avançar de forma consistente em diversos pontos de melhoria no atendimento e relacionamento com os clientes”, explica Eduardo Cesconeto, diretor comercial e de clientes da Celesc.

Para Giuliano Domingues, consultor da divisão de Utilities da Sonda IT, este modelo de consultoria permite uma relação de ganho mútuo entre as empresas, na qual a Celesc obtém a recomendação e aderência dos processos de trabalho que estão alinhadas às práticas de gestão mundialmente reconhecidas.

“O papel da Sonda é identificar situações para o aprimoramento e desenvolvimento de novas ferramentas focadas na usabilidade, produtividade e agilidade operacional do cliente final”, pontua o Domingues.

A palavra desafio tem se tornado uma rotina do setor elétrico nos últimos anos. Além das mudanças ocorridas no modelo regulatório com a edição da Medida Provisória nº 579, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) tem dedicado uma parte considerável de suas ações à modicidade tarifária como aperfeiçoamento dos mecanismos para a revisão tarifária e o fator de produtividade utilizado nos reajustes tarifários.

Como consequência destes aperfeiçoamentos conduzidos pela agência, a eficiência e produtividade ganham contornos cada vez mais decisivos no contexto e nos planos estratégicos das distribuidoras de energia elétrica. A Sonda, ciente deste cenário, se adequa cada vez mais neste novo contexto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.