Stefanini investe para expandir sua presença no segmento bancário da América do Norte

Com base no pedido do cliente, a Stefanini consegue viabilizar recursos para um projeto com prazo de duas semanas, oferecendo soluções bancárias em diversas plataformas tecnológicas

Baseada na experiência de quase três décadas atendendo a bancos globais com mais de 8.000 consultores em todo o mundo, a Stefanini – uma das maiores provedoras globais de terceirização de TI, gerenciamento de aplicativos, consultoria e serviços estratégicos de gestão de pessoal – anuncia a disponibilização de seus Serviços Bancários e Financeiros para o mercado norte-americano.

Atualmente, este setor é responsável por 33% da receita global da Stefanini. No Brasil, onde a Stefanini está sediada, a empresa atende 20 dos maiores bancos do País. Santander, Bradesco, Itaú, Citigroup, e HSBC são alguns de seus clientes. A Stefanini irá alavancar essa experiência e trazer as melhores práticas para o mercado dos Estados Unidos.

Como medida para apoiar sua expansão, a Stefanini também anunciou David Castillo como Líder de Práticas de Soluções Bancárias (Banking Solutions) da Stefanini América do Norte. Ao longo de sua carreira, Castillo ocupou posições de liderança em bancos e instituições financeiras. Com 22 anos de experiência, o executivo irá aproveitar o domínio de Serviços Bancários e Financeiros, os conhecimentos técnicos e as melhores práticas da Stefanini para fornecer soluções ao mercado norte-americano.

A Stefanini tem investido fortemente no setor bancário, com mais recursos centrados em domínio fora dos centros de serviços financeiros dos EUA como, por exemplo, Nova York e Chicago. A empresa estabeleceu um Centro de Competência de Aplicativos Bancários fora da região norte-americana. “Nós vamos continuar essa expansão com a adição de mais recursos do setor bancário que será o ponto inicial do nosso envolvimento com os clientes nos Estados Unidos”, explicou Rakesh Chitradurga, vice-presidente de Aplicativos e Desenvolvimento de Software da Stefanini América do Norte e Ásia-Pacífico. “Nossa demanda local começou a aumentar significativamente com muitos de nossos clientes dos Estados Unidos. Uma combinação de bancos regionais e de fundos próprios (tier 1) globais, instituições financeiras e subsidi árias no mercado dos EUA”.

Um Mercado com Necessidades Específicas

Com novos desafios como, por exemplo, rápidas mudanças das condições econômicas, crescimento da fiscalização regulamentar, aumentando as expectativas dos clientes, bem como a evolução e transparência de primeira linha, o mercado bancário tem agora uma proposta desenvolvida para as suas necessidades específicas.

“Atualmente, o negócio está em grande parte influenciado por um crescimento menor, pela volatilidade da margem e pelo aumento dos regulamentos. Os bancos querem atender a essas expectativas ao reorientar o seu pessoal, os seus processos e a sua tecnologia. A Stefanini possui todas as competências para ser um parceiro na condução dessas mudanças”, disse David Castillo, Líder de Praticas para Serviços Bancários e Financeiros da Stefanini da América do Norte. Além disso, Castillo explicou que, atualmente, o seguimento bancário é baseado majoritariamente na experiência do cliente. Muitos bancos estão sentindo a pressão porque não estão oferecendo o nível de serviço que os consumidores estão exigindo, principalmente, no que diz respeito à tecnologia.

As soluções da Stefanini são desenvolvidas para abordar questões relacionadas ao desenvolvimento de novos modelos de negócios e a definição de uma nova arquitetura de negócios. “Nós racionalizamos tecnologia, atualizamos sistemas e processos automatizados com o objetivo de prestar assistência a bancos de todos os portes na expansão de sua base de clientes. Nós oferecemos melhores serviços e proporcionamos uma experiência aprimorada ao cliente”, afirmou Chitradurga.

Soluções sob medida para Bancos de todos os portes

As soluções da Stefanini são direcionadas a bancos de varejo, gestão de patrimônios, mercados de capitais, empréstimos residenciais e comerciais, e conformidade regulamentar. A Stefanini oferece uma oferta completa de soluções bancárias fim a fim (end-to-end). O portfólio de soluções inclui uma plataforma bancária central proprietária da Stefanini, suporte fim a fim (end-to-end) para operações bancárias móveis, uma solução de combate à lavagem de dinheiro e análises bancárias.

Com o objetivo de proporcionar todos esses benefícios para bancos de todos os portes ou empresas institucionais, a Stefanini também está trazendo para a América do Norte as suas soluções sob medida para as pequenas empresas. “Recursos como análises detalhadas estão agora disponíveis para bancos de pequeno porte, proporcionando-lhes a capacidade de utilizar os benefícios desta tecnologia”, disse Chitradurga. “Somos flexíveis na medida certa para o mercado, mas temos a escalabilidade necessária para fornecer de maneira efetiva uma experiência global para os nossos clientes.”

A oferta de análises bancárias da Stefanini inclui a criação de conjuntos de ferramentas de segmentação de fidelidade bancária, modelos de ações passíveis de ganho, gerenciamento do estado do cliente, design experimental e teste de ciclo rápido, além da modelagem de preferência do canal. A Stefanini oferece essas soluções em parceria com a Fulcrum Analytics, uma empresa líder em análise, marketing de banco de dados e soluções de CRM.

Por meio de um pacote de soluções bancárias, a Stefanini oferece uma avaliação para identificar e priorizar oportunidades de aperfeiçoamento, desenvolver um roteiro de transformação e otimizar, modernizar, migrar e manter todos os serviços relacionados ao mercado bancário. “É um processo conjunto, adaptável às exigências variáveis de cada mercado. Nosso compromisso não termina após a instalação da sua solução; é justamente onde de fato ele começa”, ressalta Chitradurga.

Uma das ferramentas destacadas pelo executivo é a solução de Combate à Lavagem de Dinheiro (anti-money laundering – AML) da Stefanini. A solução é um software desenvolvido especificamente para prevenir e detectar a lavagem de dinheiro, fornecendo alertas reais e reduzindo falsos positivos. A solução pode ser implementada em 8 semanas (em comparação com de 1 a 1,5 anos), com 25% do orçamento atualmente necessário para implementar serviços comerciais deste padrão.

Oferta Global

Entre as características exclusivas de soluções bancárias da Stefanini, Chitradurga destaca a presença global da Stefanini em 39 países nas Américas, Europa, África, Austrália, leste da Ásia e na região do Pacífico. A empresa está se expandindo na Europa, especialmente na Alemanha, Romênia e Polônia, onde é possível atuar com transações entre fronteiras. “Possuímos centros de distribuição em todo o globo em diferentes fusos horários, o que é uma grande vantagem. Em relação a outras empresas, somos mais ágeis e podemos nos adaptar rapidamente”, afirmou Chitradurga.

Para clientes que exigem um modelo follow-the-sun de baixo custo, a Stefanini é capaz de oferecer esta solução para centros em Manila e na Índia, que podem complementar a oferta fornecida em centros nos Estados Unidos, Brasil ou México. Este é um diferencial importante, principalmente com os compromissos de suporte ágil em período integral (24 / 7), que precisam de transferências contínuas e de suporte no mundo inteiro.

Modelo Nearshore

Com base no pedido do cliente, a Stefanini é capaz de viabilizar recursos para um projeto de duas semanas, oferecendo soluções bancárias em diversas plataformas tecnológicas. “Nós fornecemos um modelo de entrega flexível no local, fora do local, e nearshore”, explicou Chitradurga. A Stefanini possui um modelo de integração hub-spoke contínuo, que irá garantir que os lideres de competências locais sejam integrados aos centros de Soluções Bancárias e Financeiras globais de excelência no Brasil.

O centro de competência de consultoria de negócios é capaz de se integrar com a América do Norte e esta equipe irá trazer toda a expertise da Stefanini em consultoria de gestão para a mesa, possibilitando à empresa fornecer uma solução mais focada em negócios para atender as necessidades de seus clientes.

Os consultores iniciam os projetos no modelo de entrega nearshore fora dos nossos centros, e podem ser aproveitados para atribuições de curto e longo prazo. Isso ajuda a manter a base de conhecimentos, e este tipo de troca de informações é essencial para o sucesso do modelo de entrega flexível. Esses recursos seniores não são apenas focados de uma maneira técnica, mas também trazem uma profunda compreensão das plataformas de serviços financeiros bancários, domínio e processos.

Como um exemplo, Chitradurga menciona as capacidades de mainframe da Stefanini. Nós temos uma robusta geração de recursos de mainframe mais jovens no Brasil, dos quais 90% trabalham com clientes relacionados ao segmento bancário”. Ele explicou que esta é uma característica muito importante quando você olha para os EUA, onde há um problema de envelhecimento da força de trabalho em muitos dos bancos e instituições financeiras desse país. “A maioria dos sistemas bancários legados estão em mainframe e permanecerão em mainframe. Nós podemos oferecer um modelo exclusivo para nossos clientes que é capaz de reduzir os custos e riscos associados ao suporte dos sistemas de mainframe legados”, explicou Chitradurga.

Marcado , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.