Site “Brasil, País Digital” mostra importância do uso de dados para o crescimento do Brasil

Com o objetivo de apresentar as vantagens que o uso e o compartilhamento de dados proporcionam para a sociedade brasileira, a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), por meio de seu Comitê Regulatório, desenvolveu o site Brasil, País Digital http://brasilpaisdigital.com.br/.

Logo depois do caso Edward Snowden, ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), iniciou-se um amplo debate sobre a importância de se desenvolver mecanismos de segurança e proteção de dados. No Brasil, foi criado o Marco Civil da Internet, que traçou os parâmetros para uso da rede no país e se tornou referência internacional. Hoje, o Brasil avança na discussão para regulamentar pontos relevantes para a privacidade dos cidadãos e para o incremento da inovação, tais como o uso de dados pessoais e a neutralidade de rede.

“Hoje, o uso dos dados é tão abrangente e importante para a sociedade que as inovações neste campo já ultrapassam o espaço das empresas de tecnologia. Cidades, pessoas, carros, geladeiras e mercados se conectam. Uma legislação sobre o tema é bem-vinda, mas é importante que ela não afete a inovação e a evolução de novos modelos de negócios como os cognitivos, a computação em nuvem e a internet das coisas. Sem o engajamento da sociedade civil neste tipo de debate, é possível que surjam limitações aos benefícios propiciados pelos dados, o que pode afetar a capacidade da nossa população e dos governos em dispor de informações fundamentais para a prestação de serviços de interesse geral, como os de comércio eletrônico, previsão do tempo, diagnósticos, monitoramento de saúde, sonegação fiscal, trânsito e uso consciente de recursos naturais, entre muitos outros”, afirma Fábio Rua, coordenador do Comitê Regulatório da ABES.

unnamed-31

O site Brasil, País Digital propõe contribuir com este debate com textos curtos, casos, interatividade, além de informações diversas e atualizadas sobre a importância do uso de dados para a população e para os mais variados setores da economia.

“A importância da internet é indiscutível na sociedade, mas hoje vivemos a fase da colaboração das informações, o que nos traz uma riqueza de conhecimento para diversos setores da economia, que permite a evolução de pesquisas e a criação de soluções inovadoras. Regras rígidas podem deixar o Brasil na contramão da evolução digital”, afirma Francisco Camargo, presidente da ABES.

A proposta da ABES e parceiros que apoiam a iniciativa é a de que o site seja um ponto de encontro para que a sociedade civil se engaje na discussão e tenha acesso a informações qualificadas sobre o tema, em um formato leve, moderno e dinâmico.

A iniciativa já conta com diversos parceiros, como a ABIIS (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde), Assespro (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação), Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), BSA – The Software Aliance, FENAINFO (Federação Nacional das Empresas de Informática), Instituto Brasileiro de Direito Digital e ITI – Information Technology Industry Council, que contribuirão com sua experiência no tema, capacidade de mobilização e participação em debates.

Marcado , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.