• Translate to

    Arabic Arabic Chinese (Simplified) Chinese (Simplified) Dutch Dutch English English French French German German Italian Italian Portuguese Portuguese Russian Russian Spanish Spanish

Siemens reforça o uso da tecnologia na prevenção e diagnóstico precoce do câncer

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

Para 2016, estima-se que sejam registrados mais de 596 mil novos casos de câncer no Brasil, de acordo com estudo realizado pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva). No dia 08 de abril é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer e a Siemens Healthcare reforça a importância de ampliar a discussão sobre a prevenção da doença e de se diagnosticá-la com antecedência para aumentar as chances de cura. Atualmente, o câncer é responsável pela morte de 8,2 milhões de pessoas por ano no mundo.

O estudo ainda aponta que, para 2016, são esperados 295.200 novos casos diagnosticados entre os homens, e entre as mulheres, 300.870. Segundo o INCA, as escolhas saudáveis ajudam na prevenção contra o câncer e esses hábitos podem estar ao alcance de todos, como: optar por alimentos naturais, não fumar, praticar atividades físicas, não consumir bebidas alcoólicas e evitar a exposição excessiva ao sol, por exemplo. O instituto ainda alerta para a importância de se manter o peso corporal adequado, além de utilizar protetor solar e vacinar meninas de 9 a 13 anos contra o HPV.

Tecnologias para tratamento oncológico

A tecnologia também exerce um papel fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Por exemplo, no caso do câncer de mama, que é o segundo câncer mais incidente em mulheres, há tecnologias hoje permitem a detecção de tumores com antecipação o suficiente para que as pacientes possam se beneficiar de tratamentos menos traumáticos e invasivos, aumentando muito as chances de cura.

Para auxiliar no diagnóstico precoce, a Siemens desenvolveu o equipamento de mamografia digital Mammomat Inspiration PRIME, que realiza aquisições de imagem sem grade e permite redução de até 30% da dose de radiação, sem comprometer a sua qualidade. “Este equipamento pode realizar a tomossíntese, um exame que faz aquisições de múltiplas imagens da mama em diferentes ângulos, e por meio de um software, é realizada a sua reconstrução. Dessa forma é possível fazer uma avaliação tridimensional da mama, melhorando a capacidade de diagnóstico”, explica Alexandre Negreiros, gerente da divisão de Raios-X na Siemens Healthcare do Brasil.

A linha MAGNETOM RT Pro Edition – disponível para os equipamentos de ressonância magnética MAGNETOM Aera e MAGNETOM Skyra – oferece tecnologias especialmente desenvolvidas para atender pacientes que receberam tratamentos radioterápicos. Seu uso é de fundamental importância principalmente para radiocirurgia cerebral, lesões localizadas na coluna e câncer de fígado, regiões onde existe maior necessidade de detectar a extensão exata de tumores.

O SOMATOM Definition AS Open RT Pro Edition, tomografia computadorizada especialmente desenvolvida para pacientes que necessitem também de radioterapia. Essa solução oferece alta qualidade de imagem em lesões cada vez menores, contribuindo com todo o processo de diagnóstico, planejamento radioterápico e tratamento da doença do câncer. Outro diferencial é a otimização de doses de radiação, além de ferramentas que possibilitam o aumento do campo de visão em até 80 cm e ainda o gerenciamento avançado de lesões em movimentos, podendo oferecer imagens com tecnologia 4D, que são utilizadas para tratamentos de câncer de pulmão, nos quais as imagens devem ser ainda mais precisas.

No âmbito da análise clínica, o ensaio HER-2/neu é um biomarcador voltado ao tratamento do câncer de mama metastático que fornece informações por meio de exames sanguíneos que coletam dados durante os estágios da doença. Além disso, o teste de antígeno prostático específico (PSA), um marcador utilizado entre profissionais de medicina para auxiliar na detecção, monitoramento e tratamento do câncer de próstata.

O novo Biograph Horizon é a mais nova solução Siemens em PET/CT. O equipamento fornece imagens de alta qualidade por meio da tecnologia de aquisição Time-of-flight e possui flexibilidade para atender aos diagnósticos das áreas oncológicas, neurológicas e cardiológicas. O Biograph Horizon vem acoplado a um CT de 16 canais com alta qualidade de imagem, o que possibilita o uso compartilhado com a radiologia, radioterapia e medicina nuclear.

1496 Total Views 1 Views Today
Marcado , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO