Sonda IT apresenta nova versão da solução de gestão de compra e venda de energia

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

A Divisão Utilities da Sonda IT, maior integradora latino-americana de TI, aproveita o reaquecimento do mercado livre de energia no Brasil, retraído por muito tempo devido à falta de energia disponível para comercialização, para apresentar a nova versão da solução GTS (Generation and Transmission Solution), desenvolvida com o objetivo de auxiliar as comercializadoras na gestão de compras e vendas de energia.

Na prática, a tecnologia é um software que controla todo o processo operacional e financeiro referente às negociações e receitas de geração, transmissão e comercialização de energia, respeitando as regras estabelecidas pelas entidades reguladoras do setor elétrico, como também, as regras aplicadas pela empresa administradora do sistema.

A ferramenta apresenta como principal diferencial a flexibilidade e a adaptação aos processos e negócios estabelecidos pela empresa usuária, com nível de parametrização associado a um sistema de workflow. Uma das principais funcionalidades é a simulação da venda com facilidades para formalização, desde a elaboração da proposta comercial até a assinatura do contrato e, consequentemente, a operacionalização.

Segundo Claudio Rincon, gerente de produtos sênior da Divisão Utilities, o GTS impacta nos negócios das comercializadoras na mitigação de riscos associados ao lastro, que é o montante necessário para garantir a venda ou consumo de energia elétrica.

“No mercado de energia o que é vendido ou consumido deve ser produzido ou comprado. Por isso, uma possível falta de lastro para consumo ou venda gera penalidades com a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), ficando sujeito a variações do mercado estabelecidas pelo PLD (Preço de Liquidação de Diferenças). O sistema ajuda a monitorar o balanço entre a somatória de produção e compra para que seja igual à soma do consumo e da venda”, explica o executivo.

A estratégia da SondaIT com esta nova versão da solução é entrar com força total no atual movimento das comercializadoras que estão à procura de vantagens competitivas para os seus negócios, investindo, cada vez mais, em soluções tecnológicas voltadas à gestão e operacionalização das negociações de energia elétrica.

“A Solução pode ser adquirida tanto no formato de licença de uso instalada no datacenter do cliente, quanto no modelo de serviço no datacenter da SondaIT. O mercado livre se reacende e as comercializadoras de energia têm oportunidade de realizar bons negócios. As empresas que saírem à frente levarão vantagem sobre àquelas que ficarem passivas”, finaliza Rincon.

Marcado , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO