Curitiba sedia evento nacional sobre contabilidade pública

Curitiba sedia evento nacional sobre contabilidade pública

As diversas áreas da contabilidade pública serão temas do VI Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios (Secofem), que ocorrerá entre os dias 4 e 8 de abril, em Curitiba (PR). O curso é uma iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Tesouro Nacional e tem o objetivo de qualificar a atuação dos profissionais que atuam na contabilidade pública. As inscrições vão até o dia 31 de março.

A contabilidade pública tem passado por profundas e significativas mudanças nos últimos anos. Com mercados cada vez mais internacionalizados, há a necessidade de que a contabilidade da União, dos Estados e Municípios possa ser comparada com a de outras nações do mundo, a exemplo do que ocorre com as empresas. Até 2008, o Brasil não contava com nenhuma norma contábil específica para o setor editada pelo CFC, órgão responsável pela normatização da contabilidade no País. Hoje há 11 dispositivos vigentes, e o grupo mantido pelo conselho para fazer a convergência pretende ajustar cinco normas este ano e todas as 33 até 2021.

Mas não é só a existência e a convergência de normas aplicadas ao setor que têm alterado a forma de atuação da contabilidade pública. A sociedade tem exigido, cada vez mais, a transparência das contas públicas, e a contabilidade é um importante instrumento para esse objetivo. “A contabilidade permite que as contas públicas sejam conhecidas e comparadas. O amadurecimento da democracia brasileira exige uma relação transparente no trato da coisa pública, e a contabilidade tem papel central nesse processo”, afirma o vice-presidente técnico do CFC, Zulmir Breda.

Diante desse cenário, o CFC e o Tesouro Nacional prepararam um curso de uma semana, dividido em 20 módulos de 4 ou 8 horas cada, que abordam temas como Procedimentos Contábeis Orçamentários, Modelo de Implantação de Custos, Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação, Regime Próprio de Previdência Social, entre outros. O participante deve compor 40 horas de acordo com seu interesse. Para o funcionário da prefeitura de Guarapuava Valdinei Santos, o curso é uma oportunidade de aprofundar conhecimento. “Amigos meus participaram do curso que ocorreu em Brasília e recomendaram muito bem. Daí surgiu a oportunidade de participar desta edição em Curitiba, e eu aproveitei”, conta. Santos trabalha na área de estatística ligada às finanças.

A Secofem já capacitou cerca de 1.600 profissionais em cursos realizados em Maceió, Rio de Janeiro, Cuiabá e duas vezes em Brasília. Além de Curitiba, este ano também serão realizados cursos em Belém e Salvador, todos com inscrições abertas. Em Curitiba, a Secofem será realizada na PUCPR. As inscrições estão abertas até o próximo dia 31, custam R$ 150 e podem ser feitas pelo site casp.cfc.org.br.

Serviço:

VI Secofem

Realização: 4 a 8 de abril na PUCPR

Inscrições: até 30 de março. Podem ser feitas em casp.cfc.org.br.

Valor: R$ 150

Programação: casp.cfc.org.br

Fonte: Curitiba IT

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.