Solução integrada da ABB vai aumentar a eficiência e a produtividade na expansão da fábrica de celulose da SCA

Solução integrada da ABB vai aumentar a eficiência e a produtividade na expansão da fábrica de celulose da SCA

A ABB, grupo líder em tecnologias de energia e automação, vai fornecer soluções integradas com o sistema de controle distribuído (SDCD), Sistema 800xA, que se destaca no mercado por melhorar a produtividade através da automação de processos, proteção elétrica, segurança e telecomunicações em um único sistema, além da utilização de um software de engenharia customizado para processos de celulose. O projeto também considera um ambiente de sala de controle de alta performance para o operador. A solução tem uma engenharia pioneira para o sistema de controle e otimização de todos os processos na extensão da fábrica de celulose SCA Östrand, em Timrå, na Suécia, que será inaugurada em junho de 2018.

Geralmente em uma fábrica de celulose, diferentes operações tais como operação do pátio de depósito de madeiras, digestores, caldeiras de recuperação, entre outras, são controladas a partir de salas separadas de controle. Por meio da integração dos sistemas de gestão e controle do processo inteiro de produção da fábrica em uma única sala de controle, a eficiência e a produtividade de todos os processos serão aumentadas. O sistema de controle totalmente integrado vai fornecer conectividade de alta qualidade e uma visão geral completa da planta no que se refere a todos os processos e dispositivos.

O centro de controle será projetado com tecnologia de ponta com recursos avançados de ergonomia, design e layout para garantir que o ambiente do operador seja atrativo, eficiente e conduza à cooperação entre todos os funcionários da fábrica, resultando em um dos melhores ambientes para operadores do mundo. Para este fim, todos os operadores monitorarão e controlarão a fábrica inteira a partir de oito EOWs – Extended Operator Workplaces -, soluções totalmente integradas para o operador, que fornecem controle do processo, acesso às informações corretas e total ergonomia pessoal inteligente, em uma única solução. Este tipo de ambiente visa a criação de centros proativos de controle que atrairão uma nova geração de operadores para a indústria de papel e celulose.

O pedido também inclui um simulador para teste de controle de todos os processos na fábrica antes da entrega e para treinamento do operador e otimização do processo ao longo do tempo. Para garantir que o comissionamento de toda a planta seja o mais prático possível, cinco simuladores serão usados ao mesmo tempo antes e durante o startup. “Utilizando os nossos sistemas como uma plataforma integrada para a planta inteira, nós podemos contribuir para o objetivo da SCA Östrand em criar a fábrica de celulose mais moderna e eficiente do mundo”, disse Roger Bailey, Diretor da área de Process Industries da ABB. Este SDCD evidencia a expertise da ABB na criação de um ambiente de automação de processos de colaboração, que permite o compartilhamento de dados sem limites para aumentar a produtividade, eficiência e permitir melhorias de segurança. Atualmente há mais de 10 mil Sistemas 800xA instalados em mais de 100 países.

A SCA é a empresa líder de produtos florestais e produtos de higiene global. O Grupo desenvolve e produz produtos sustentáveis para cuidado pessoal, lenços de papel e produtos florestais. As vendas são feitas em aproximadamente 100 países com marcas extremamente consolidadas no mercado. Como o maior proprietário florestal privado da Europa, a SCA enfatiza fortemente a gestão florestal sustentável. A SCA investe 7,8 milhões de coroas suecas (MSEK) na ampliação da fábrica de celulose, Östrand em Timrå, Suécia, na maior linha de produção de celulose do mundo. A planta ampliada terá capacidade para produção de 900.000 toneladas de celulose por ano e entrará em operação em junho de 2018.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.