Startup desenvolve tecnologia de seleção ótica de uvas para produção de vinho

Startup desenvolve tecnologia de seleção ótica de uvas para produção de vinho

eebb0f8d-d5f7-4b05-a9de-e2161a4bcd2d

O mercado nacional de produção de vinhos e espumantes agora conta com uma startup gaúcha para impulsionar sua produtividade. A empresa D2G Tecnologia, com sede em Porto Alegre/RS, desenvolveu um software de Seleção Ótica de Uvas, capaz de detectar em alta velocidade pequenas variações no padrão da uva, eliminando aquelas inadequadas para a produção dos vinhos e espumante. A tecnologia, mais difundida no exterior, é capaz de selecionar até duas toneladas de uvas em apenas alguns minutos, representando um grande salto de produtividade em relação aos métodos tradicionais.

“Nós desenvolvemos todo o software de seleção de uvas utilizando técnicas avançadas de inteligência artificial e processamento de imagens em tempo real. Conseguimos detectar pequenas imperfeições na uva, mesmo aquelas difíceis de serem percebidas por um olho não-treinado – como variações de cor, manchas, tamanho, forma geométrica, entre outros – utilizando como referência uma amostra de uva considerada “ideal” pelo produtor. O software funciona buscando em uma grande amostra todas aquelas uvas que se assemelham com a uva “padrão”.” – Explica Grégory Gusberti – especialista em algoritmos de inteligência artificial e Diretor de Inovação da empresa.

“A maior complexidade técnica da máquina já foi desbravada pela D2G Tecnologia: nosso software é o “cérebro” do equipamento. Já iniciamos o projeto do “corpo”, que é a máquina completa, capaz de processar em altíssima velocidade grandes lotes de uva. Estamos buscando investimento para a construção de um protótipo autônomo para ser comercializado. A tecnologia é pouco difundida no mercado nacional, devido a dificuldades de importação e seu alto custo. Entretanto, os ganhos de produtividade são inquestionáveis e podem servir de impulso para a indústria vitivinícola nacional, liberando todo o seu potencial internacional.” – Acrescenta Diego Trindade, Diretor de Negócios da empresa.

A empresa está buscando investimentos para viabilizar a construção de um protótipo até o começo de 2017 e já foi procurada por vinícolas nacionais para testes de funcionamento do software. O objetivo é comercializar a máquina a partir do segundo semestre de 2017.

A D2G Tecnologia tem sede em Porto Alegre/RS no endereço Av. Ipiranga 7464, conjunto 525, e se coloca à disposição para contato através do telefone (51) 3377 2366. O site da startup pode ser acessado pelo link: http://www.d2gtecnologia.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.