Samsung e Anprotec iniciam capacitação de startups

Samsung e Anprotec iniciam capacitação de startups

A Samsung e a Associação de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) iniciam nesta quarta-feira, 17, a capacitação e a mentoria das oito primeiras startups selecionadas para participar do Programa de Promoção da Economia Criativa. A iniciativa é resultado da parceria entre Samsung, Anprotec e CCEI Daegu – Centro de Economia Criativa e Inovação (Coreia do Sul), que tem o objetivo de identificar e oferecer suporte a novos projetos de empreendedorismo em todo o país. As atividades iniciais incluem a participação das quatro incubadoras selecionadas pelo Programa e vão até o dia 19 de fevereiro.

A abertura do evento, realizado em São Paulo, contará com a presença do embaixador da Coreia do Sul, Jeong-gwan Lee, do secretário de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Augusto Cardoso da Fonseca, do gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung e gerente do Programa no Brasil, Antonio Marcon, do presidente da Anprotec, Jorge Audy, e da ex-presidente da Associação e atual presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Franciele Garcia.

No primeiro dia, serão realizadas as apresentações das startups selecionadas por meio de pitch sessions e também das incubadoras participantes. Nos dias 18 e 19, as startups passarão por atividades de capacitação e mentoria com uma equipe especializada da Samsung. Serão abordados temas como economia criativa, design de produtos, marketing digital e tecnologias da empresa.

Essa é a primeira etapa do Programa, que terá duração de seis meses. Os projetos participantes receberão investimentos da ordem de R$ 140 mil e suporte das quatro incubadoras que integram o Programa. Nas incubadoras, as startups terão acesso a infraestrutura física, orientação sobre metodologia de incubação e oportunidades de mentoria. Os projetos selecionados participarão, ainda, de capacitações focadas na criação de empreendimentos, inspiradas no Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa, implantado na Coreia do Sul pelo CCEI Daegu.

Inovação aberta

A expectativa da Samsung é que, depois desses seis meses, a empresa possa estabelecer parcerias com as startups que passaram pelo Programa. Em cinco anos, serão investidos US$ 5 milhões na iniciativa. “Os projetos serão direcionados para áreas estratégicas, como Mobilidade, Educação e Saúde Digital, Pagamentos Móveis e Internet das Coisas (IoT). Implementamos, por meio deste Programa, um modelo pioneiro de colaboração com as startups, contribuindo diretamente para o ecossistema de empreendedorismo brasileiro”, afirma Antonio Marcon.

A Anprotec é a parceira brasileira da Samsung nessa ação. Trabalha para replicar o modelo sul-coreano de Economia Criativa em todo o Brasil por meio do apoio às incubadoras participantes do Programa. “Atividades como essa, na área de inovação e empreendedorismo, têm enorme significado e levam ações importantes de desenvolvimento para o país. Estamos certos de que a aproximação entre empresas de grande porte, como a Samsung, e as startups apoiadas pelas incubadoras gera valor para todos os envolvidos”, explica o presidente da Anprotec, Jorge Audy.

Conheça os participantes

Incubadoras de empresas que apoiarão os projetos selecionados:

– Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo (Cietec);

– Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS (Raiar);

– Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG); e

– Programa de Incubação de Empresas da Universidade Federal de Goiás (Proine/UFG).

Startups selecionadas:

Mind the Graph – Educação Digital Plataforma online, fundada em 2014 para facilitar o entendimento de artigos científicos por meio de resumos gráficos.

VR Monkey – Educação Digital A startup fornece produtos personalizados utilizando as mais recentes tecnologias de realidade virtual voltadas para a educação.

Sinapse Virtual – Educação Digital Plataforma online, de uso intuitivo, que ajuda professores de ensino fundamental e infantil a identificar e avaliar crianças com dificuldades de aprendizado. A dinâmica acontece por meio de jogos interativos, que traçam um perfil e apontam onde os profissionais podem atuar para educar os jovens.

Optix Imagens Médicas – Saúde Digital Fundada em 2010 para soluções de telerradiologia. A principal solução está relacionada a uma plataforma online que permite o armazenamento, exibição e transmissão de imagens médicas.

Doutor Recomenda – Saúde Digital Plataforma multicanal que conecta médicos, pacientes e players da área da Saúde com a missão de melhorar a adesão ao tratamento de doenças crônicas.

Dev Tecnologia – Internet das Coisas Fundada em 2013, a startup desenvolve soluções focadas em IoT, desde o desenvolvimento do dispositivo conectado até o software de aplicação em nuvem.
Reminds Convergência Aplicativo que permite aos usuários criarem as trilhas sonoras que fizeram parte de suas vidas.

OOBJ (Noov) – Pagamento móvel Aplicativo que permite ao usuário consolidar e salvar suas notas fiscais. Com isso, é possível comparar preços, participar de promoções e diversos clubes de vantagens.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.