Apple encerra 2015 como marca líder de smartphones nos Estados Unidos e na China

AED1453898606_581_news_slideshow_image_28x285

Os últimos dados de vendas de smartphone da Kantar Worldpanel ComTech para o último trimestre de 2015, encerrado em dezembro, mostra um crescimento constante do Android nos Estados Unidos e nos EU5 (grupo dos cinco maiores mercados da Europa, que inclui Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha), onde o Android alcançou 59% e 71% respectivamente.

“Agora mais do que nunca é interessante destacar a diferença do desempenho do iOS em comparação com a Apple. Como uma fornecedora, a Apple foi capaz de voltar ao topo das listas classificativas nos EUA e na China, enquanto o iOS tem lutado para voltar à cota de mercado vista em 2014 ao lado de uma série de mercados, especialmente nos EUA”, relatou Carolina Milanesi, chefe de pesquisa na Kantar Worldpanel ComTech. “A lealdade a Apple nos Estados Unidos está em seu nível mais alto desde 2012, reforçando o fato que a retenção de clientes não é um problema. No entanto, a aquisição de Android caiu de 13% no último trimestre de 2014 para 11% no mesmo período de 2015, e os que compraram um smartphone da Apple pela primeira vez contribuíram para que os números de vendas globais fossem de 20% para 11% no mesmo período”.

“Na China urbana, a Apple recuperou seu título de marca de smartphone mais vendida com uma cota de 27% e teve os três principais modelos no topo do mercado”, comentou Tamsin Timpson, diretor de visão estratégica da Kantar Worldpanel ComTech Asia. “Huawei se manteve como o mais vendido dentro do ecossistema Android, fisgando 34% das vendas. Xiaomi está agora distante no segundo lugar no ranking, com 10 pontos percentuais abaixo de Huawei.”

“O mercado norte-americano continua sendo bastante competitivo, pois a penetração de smartphones alcançou 65% entre os usuários de telefonia móvel e 84% entre as vendas globais de telefones móveis”, observou Milanesi. “O conjunto de novos compradores disponíveis está encolhendo e a ampla gama de preços do Android ajuda a arrebatar consumidores tardios que procuram seu primeiro smartphone. Durante o trimestre, 31% dos usuários de Android migraram para smartphones, ligeiramente inferiores em relação os 34% registrados no mesmo período de 2014. Esta tendência está impactando tanto o ecossistema Android quanto marcas que oferecem preços mais competitivos, como a Huawei, LG, ZTE e Alcatel, gerando um crescimento na participação do mercado, em detrimento de marcas como Samsung e HTC”.

“Entre os cinco maiores mercados da Europa, a cota de iOS cresceu consideravelmente trimestre após trimestre, mas as vendas não foram suficientes para mostrar o crescimento ano a ano”, disse Dominic Sunnebo, diretor de negócios da Kantar Worldpanel ComTech Europa. “Mais uma vez, a participação do Android foi impulsionada por um ótimo desempenho nos mercados mais conscientes de preço da Espanha e da Itália. O Android registrou também um crescimento ano após ano no Reino Unido pela primeira vez ao longo de 2015, como também aconteceu com Samsung, LG e Huawei”

“Enquanto o entusiasmo pela aquisição de smartphones continua a minguar e os mercados maduros se aproximam da saturação, os fornecedores estão buscando outras formas de impulsionar o crescimento e os lucros”, disse Milanesi. “No entanto, os smartphones não vão desaparecer tão cedo e terão um papel importante no que está por vir, desde VR, wearables até o lar conectado. Fornecedores que querem permanecer nesse negócio precisam continuar desenvolvendo e oferecendo mais serviços atraentes e recursos que promovam engajamento ou terão que encarar o risco de se tornarem irrelevantes no amplo ecossistema que os smartphones estão criando.”

Para ver o resumo dos dados em uma versão HTML e um arquivo PDF opcional, por favor, visite: www.kantarworldpanel.com/global/News/Apple-Ends-2015-as-Leading-Smartphone-Brand-in-U.S.-&-China

Sobre dados de participação do mercado de smartphone OS da Kantar Worldpanel ComTech

Os dados de participação do mercado de smartphone OS da Kantar Worldpanel ComTech fornecem aos meios de comunicação e às empresas acesso aos dados mais atualizados sobre as vendas e a participação dos sistema de operação em smartphones. Essas informações são baseadas em pesquisas extraídas dos painéis de consumo globais da Kantar Worldpanel ComTech. ComTech é o maior painel de pesquisa e rastreamento sobre dados de consumo de telefonia móvel do mundo, conduzindo mais de um milhão de entrevistas por ano apenas na Europa. ComTech rastreia o comportamento em relação à telefonia móvel – incluindo compra do telefone, contas em relação ao tempo de conexão (airtime), fonte de aquisição e utilização. Ele também oferece dados adicionais para promover uma compreensão do que impulsionou as mudanças no mercado e as dinâmicas da percepção dos consumidores. Todos os dados de consumo neste release excluem as vendas da empresa.

Marcado , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.