Senior inaugura novo espaço em Florianópolis para programa Inove

Senior inaugura novo espaço em Florianópolis para programa Inove

Especialmente desenhado para as atividades das startups, o espaço foi planejado para promover negócios e troca de ideias e experiências entre os profissionais. O projeto seguiu premissas como colaboração, interação, vivência em comunidade e inovação, assim como a manutenção da sinergia com o ambiente do Centro de Inovação da ACATE (CIA). “Buscamos uma expressão de design que se identificasse com a nova geração de empreendedores”, destaca Alencar Berwanger, diretor de Marketing e Produto da Senior.

Desde março, as startups do Inove Senior utilizam os espaços compartilhados do CIA; agora, essas empresas contam com esta sala exclusiva para as atividades de aceleração e mentoria. Além disso, as que não têm sede própria podem usar a sala como espaço de coworking. “Este é um investimento de longo prazo que poderá abrigar novas edições do Inove Senior e, ainda, servir como ambiente compartilhado para o desenvolvimento de projetos de P&D avançado da Senior”, acrescenta Berwanger.

Acelerando para o mercado

“No processo de aceleração das startups, diferentes assuntos são trabalhados. Já tratamos Design Thinking, Cultura Senior, formação de preço e discurso comercial. A próxima fase será a de negociação”, comenta o coordenador do Núcleo de Inovação da Senior, Anderson Torres.

Com expectativa de encerrar em novembro, o programa conta com oito empresas em processo de aceleração em três categorias distintas: as que ainda estão na fase de validação de conceito, as que iniciam o processo de levar o Minimum Viable Product (MVP) ao mercado – ou seja, um pré-produto com um conjunto mínimo de funcionalidades que permite uma ação e aprendizado sobre os clientes ou usuários, que serve para testar as demandas do mercado com relação ao produto – e, por fim, as startups que buscam escala para crescerem.

“Todas já concentram esforços em visitas e entrevistas com clientes da Senior. Enquanto as mais amadurecidas já traçam planos de vendas, as iniciantes validam as hipóteses em relação aos problemas reais que o empreendimento se propõe a resolver”, explica Torres. “A receptividade por parte dos clientes tem sido fantástica. Sabemos que as empresas se interessam por iniciativas de inovação em empreendedorismo e estamos levando isso ao mercado”, ressalta Berwanger.

CIA PRIMAVERA
Para Guilherme Bernard, presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), a força do setor tecnológico na capital catarinense se sustenta na geração de empregos. “São 6 mil vagas ocupadas em Florianópolis, concentração maior do que a da cidade de São Paulo na proporção por habitantes. Hoje, Florianópolis já soma 600 empresas do setor que faturam R$ 1 bilhão por ano e cresceram 15% em 2014”, destaca. Em Santa Catarina, a área de tecnologia agrega 20 mil profissionais e, atualmente com cerca de 700 associados, a Acate espera para 2015 um crescimento de 20% para o setor.
Inaugurado neste primeiro trimestre, o Centro de Inovação ACATE (CIA) – Primavera abriga a sede da entidade, a incubadora MIDI Tecnológico e o Instituto Internacional de Inovação – i3, além de mais de 30 empresas de tecnologia que funcionam em áreas locadas do empreendimento de mais de 6 mil m2.

O programa Inove Senior contou com mais de 250 projetos inscritos. “Empresas nascentes dos mais variados níveis de maturidade se inscreveram. O maior volume de projetos se concentrou nos segmentos de Varejo (17), Serviços (15) e Gestão Empresarial (10)”, afirma Berwanger. As vencedoras foram anunciadas em março e os empreendimentos são inovadores tanto em termos de tecnologia como em modelos de negócios.

+ senior.com.br
Referência nacional no desenvolvimento de softwares para gestão, a Senior possui um dos mais completos portfólios para empresas de todos os portes e diversos segmentos com soluções em ERP, gestão de pessoas, acesso e segurança, de performance corporativa – como BI e Workflow – e um pacote completo de implantação, consultoria e suporte em TI; todas também disponíveis em Cloud Computing.

Fundada em 1988 em Blumenau (SC), a companhia possui 6 filiais (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco), 2 unidades de negócios nas áreas de segurança patrimonial e logística e cerca de 100 canais de distribuição em todo o Brasil.

O Inove Senior é um programa de aceleração corporativa que oferece aporte, know-how e acesso ao mercado para até 10 startups que demonstrem potencial econômico. A inciativa é da Senior, referencia nacional em sistemas para gestão empresarial. Conheça o programa e acompanhe novidades sobre inovação em www.inovesenior.com.br.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.