Conheça as doze aceleradoras qualificadas pelo Programa Start-Up Brasil para 2015-2016

Conheça as doze aceleradoras qualificadas pelo Programa Start-Up Brasil para 2015-2016

 

O Programa Start-Up Brasil, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com gestão operacional da Softex, acaba de selecionar as 12 aceleradoras que serão responsáveis por acelerar startups das futuras turmas do Programa, durante o período de 2015-2016. Lançado por meio da Secretaria de Política de Informática (Sepin), a terceira edição recebeu propostas até o dia 31 de janeiro e a seleção, que ocorreu no dia 25 de fevereiro, levou em conta questões como equipe e estrutura; experiência em aceleração e investimento, rede de relacionamento e alinhamento com o Programa Start-Up Brasil.

As aceleradoras qualificadas terão como responsabilidades oferecer um programa completo de aceleração, acompanhar as empresas no dia a dia, difundir e estimular a cultura empreendedora, contribuir para a inserção delas no exterior e as empresas estrangeiras no Brasil, bem como o de realizar aportes de capital de no mínimo R$ 20 mil em troca de uma participação acionária de no máximo 20%.

“Nos anos anteriores, identificamos que o tempo de validação do produto/negócio no mercado, ou seja o tempo que se leva para entender se o mercado pagará para usar o produto, foi de 31% menor entre as startups que estavam com uma aceleradora”, enfatiza Vitor Andrade, Responsável pelas Operações do Programa Start-Up Brasil. “Acreditamos que o trabalho com elas é a forma mais eficiente de fomentarmos as startups, empresas nascentes de base tecnológica e com alto potencial de crescimento, e assim contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio da inovação,” finaliza.

Conheça o resultado das 12 aceleradoras qualificadas para 2015/2016:

21212 | Rio de Janeiro (RJ)
Acelera Cimatec | Salvador (BA)
Acelera MGTI, Fumsoft | Belo Horizonte (MG)
Aceleratech | São Paulo (SP)
Baita | Campinas (SP)
C.E.S.A.R. Labs | Recife (PE)
Gema Ventures | São Paulo (SP)
Jump Brasil | Recife (PE)
TechMall | Belo Horizonte (MG)
Ventiur | Porto Alegre (RS)
Wayra | São Paulo (SP)
WOW | Porto Alegre (RS)
Rede de Aceleradoras

Apesar do anúncio das 12 aceleradoras acima que farão parte da aceleração das futuras turmas, a rede não para por aí. Com esse resultado, o Programa Start-Up Brasil contará agora com 17 aceleradoras, que compreendem também a aceleração das turmas 1 a 4 e que continuam trabalhando lado a lado para que as empresas cresçam e virem grandes casos de sucesso no ecossistema empreendedor brasileiro. São elas:

1ª edição – Edital 2013, aceleradoras das Turmas 1 e 2: 21212, Acelera MGTI, Acelera Partners, Aceleratech, Outsource Brazil, Papaya, Pipa, Start You Up e Wayra.

2ª edição – Edital 2014, aceleradoras das Turmas 3 e 4: 21212, Acelera Cimatec, Acelera MGTI, Aceleratech, Baita, C.E.S.A.R. Labs, Pipa, Start You Up, TechMall, Ventiur, Wayra e WOW.

Neste edital, entraram para a lista a Jump Brasil, do Porto Digital, e a Gema Ventures. A partir de agora, um novo trabalho se inicia com as aceleradoras qualificadas para 2015/2016, mas muitas ações continuam com as que já estão rodando turmas anteriores. Importante ressaltar, ainda, que a partir da participação no Programa Start-Up Brasil, as aceleradoras se uniram e criaram a Abraii, Associação de Aceleradoras de Inovação e Investimento, que visa contribuir de forma conjunta/associada para o amadurecimento do Ecossistema Empreendedor Brasileiro.

Lista de Espera (ordem alfabética)

85 Labs, Ceará
Start You Up, Espírito Santo
Outsource Brazil, Rio de Janeiro
FabriQ, Manaus
Conheça todas as aceleradoras no site do Start-Up Brasil:

http://www.startupbrasil.org.br/quem-aceleradoras/. As novas estarão lá em breve.

 

Fonte: StartUP Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.