Diretores financeiros brasileiros consideram suas empresas pioneiras no setor de tecnologia da informação

Diretores financeiros brasileiros consideram suas empresas pioneiras no setor de tecnologia da informação

O Global Business and Spending Monitor 2014, conduzido pela American Express, mostra que 65% dos executivos no país acreditam na importância da tecnologia para atender às necessidades dos clientes

Pesquisa realizada pela American Express com diretores financeiros (CFOs) de 507 companhias de todo o mundo, inclusive brasileiras, mostra visões de executivos sobre os rumos e detalhes de seus negócios. A análise da versão brasileira do Global Business and Spending Monitor aponta, na edição de 2014, a crescente importância que a tecnologia está ganhando no mundo dos negócios.

Os dados indicam que as companhias brasileiras estão dispostas a investir para manterem-se pioneiras. A pesquisa mostrou que 55% consideram que estão à frente de suas concorrentes em relação ao suporte de TI para processos empresariais. Além disso, 65% dos executivos brasileiros entrevistados acreditam que o principal benefício ao aprimorar essa área é o aumento da capacidade de atender as necessidades dos clientes – a média global desse índice é de 41%. Para outros mercados, o principal motivo para investir mais nessa área é o aumento da eficiência e capacidade produtiva. Em países como Argentina, Índia e México, a importância do aumento da eficiência e capacidade produtiva foi citada como principal motivo por 75%, 70% e 57%, respectivamente, dos respondentes.

O estudo também apontou que a mão de obra nesse setor é algo considerado crítico pelos executivos. Para 40% dos CFOs brasileiros que responderam à pesquisa, ter profissionais qualificados é o maior desafio dentro do segmento de TI em suas empresas. Ao comparar com outros países, a mesma preocupação é vista na Austrália, onde 37% dos entrevistados também demonstraram que esse é um problema a ser enfrentado. Já em países como a Índia, a maior necessidade em TI identificada pela pesquisa foi tecnologia mobile, com 47% dos respondentes. Na China, a prioridade é a análise de dados e inteligência de negócios, com 45% e, na Argentina, é a infraestrutura e hardware, com 50%.

O Global Business and Spending Monitor é realizado anualmente pela American Express com companhias de diversos segmentos e que possuem receita anual acima de US$ 500 milhões.

Comments are closed