WebMotors migra 100% de seu portal para a nuvem

WebMotors migra 100% de seu portal para a nuvem

O WebMotors – maior portal brasileiro especializado no setor automotivo, líder no segmento e referência em classificados de veículos online – migrou 100% de sua infraestrutura para Cloud Computing (Computação em Nuvem) da plataforma Amazon Web Service (AWS). Com a mudança o carregamento médio do site ficou 45% mais rápido.

O portal que tem adotado há algum tempo uma postura mais jovem e atual, em linha com as expectativas do seu público, possuía uma infraestrutura baseada no modelo on-premise, com servidores dedicados em um data center local, trocado em Junho pela AWS. O planejamento de todas as etapas da migração, o escopo do projeto e execução foram elaborados pela CredibiliT, empresa de consultoria de Tecnologia da Informação (TI) especializada em Cloud Computing que hoje faz toda a manutenção do ambiente Cloud WebMotors. Segundo Marco Lonzetti, CIO (Chief Information Officer) do WebMotors, a migração para a nuvem possibilita o ganho de escala na estrutura de servidores e uma maior flexibilização nos processos de atualização do portal.

Um dos primeiros ganhos da modificação foi a otimização da navegação do internauta. “Nosso objetivo era, prioritariamente, melhorar a performance do portal. O trabalho apenas começou, mas já reduzimos o tempo médio de carregamento da homepage de 11 para 6 segundos, em média. As requisições em nossos servidores têm respostas 45% mais rápidas, segundo levantamento do Google Analytics”, explica o executivo.

O portal possui hoje mais de 200 mil anúncios e aproximadamente 2 Terabyte (TB) de imagens e vídeos, agora num ambiente que corresponde a mais de 70 servidores. A migração também possibilitará que o WebMotors adote, futuramente, o modelo DevOps (metodologia que permite o rápido desenvolvimento e implementação de melhorias sem perda da qualidade), visando alinhar os times de Desenvolvimento e Operações, em relação a processos, ferramentas e responsabilidades. A iniciativa irá acelerar as entregas de novos produtos, com elevado grau de qualidade.

“Os investimentos em tecnologia fazem parte de um movimento maior, que vai além da infraestrutura. A cultura da empresa também está sendo impactada, com investimentos em ferramentas de produtividade e colaboração, além de novos processos de desenvolvimento ágil e testes automatizados”, afirma Lonzetti.

Outra questão positiva está relacionada à preservação ambiental. “Somos uma organização cada vez mais preocupada com a conservação dos recursos naturais. O sistema permite aprimorar nossas ações nesse sentido, já que utilizamos somente o espaço de armazenagem necessário, com um número menor de máquinas, sem desperdícios de energia e reduzindo a emissão de gás carbono”, complementa.

Reformulação do site e aplicativos móveis

Os investimentos do WebMotors em tecnologia prosseguem. Para este semestre, a empresa programou modificações no site, além do lançamento de aplicativos transacionais para dispositivos móveis (smartphones e tablets). “O objetivo é nos tornarmos definitivamente multi-plataforma. Nossos clientes esperam gerar negócios onde quer que estejam, em um menor período de tempo. Nossa expectativa é nos tornarmos um empresa mobile first ainda em 2015”, projeta Lonzetti.

Comments are closed