Ambiente de trabalho: como agir profissionalmente?

Ambiente de trabalho: como agir profissionalmente?

Psicólogo e Escritor Alexandre Bez fala sobre alguns aspectos profissionais fundamentais em quem quer ser reconhecido.

Todos os campos de nossas vidas necessitam de dedicação. O aspecto profissional é o estágio inicial, que delimita uma longa escala de preparação e luta, esse percurso significa o fim de uma preparação, que começa em nossa infância na manutenção e cuidados pessoais em pequenas responsabilidades, como por exemplo, nossa mesada.

È importante destacar que quanto mais cedo aprendermos a administrar nossos gastos, maior será a nossa probabilidade de obtermos sucesso profissional, independentemente da profissão escolhida.

Outros fatores como responsabilidade, profissionalismo e competência são fundamentais em nossa vida profissional, porém se você une esses três itens, mas ainda sim só trabalha para lucrar economicamente, sem prazer algum pelas tarefas estabelecidas, provavelmente seu futuro será limitado, pois não há progresso profissional devidamente efetivado sem a presença de motivação e autenticidade do mais puro desejo, sentimento esse que origina em nosso inconsciente a vontade de fazer tudo com entrega e disposição.

O respeito na hierarquia da empresa também é fundamental, deveres e funções devem ser cumpridos, pois esse é um protocolo que muitos líderes consideram antes de promover outros profissionais.

Após a compreensão desses fatores, listo algumas dicas que serão uteis para um bom desempenho, garantindo um ótimo futuro profissional.

Dicas:

1- Mantenha a compostura, lembre-se que você está em um ambiente profissional e não em sua sala de estar.

2- Jamais entre em atrito com algum colega, subordinado ou cliente.

3- Evite demonstrar vontade de terminar o seu turno de trabalho mais cedo, pois isso pode ser interpretado de maneira errada.

4- Evite executar, qualquer outra tarefa além da sua profissional, em seu turno de trabalho. Organize-se em outros horários.

5- Jamais alegue tédio, pois essa atitude pode acarretar muitos pontos negativos em seu currículo.

6- Não pegue nenhum material emprestado sem avisar para terminar alguma tarefa em casa, procure chegar mais cedo ou dobrar seu turno.

7- Não fale da sua vida pessoal, não traga os problemas de casa para o seu ambiente de trabalho.

8- Jamais faça fofoca ou reclame de colegas do trabalho, isso indica insegurança e falta de companheirismo.

9- Abstenha-se durante o horário comercial da troca de e-mails, redes e aplicativos sociais em uso pessoal.

10- Em situações de eventos sociais com os colegas de trabalho não dê vexames, beba socialmente, pois por mais que seja algo fora da empresa seus chefes ainda sim estarão de olho em você.

Comments are closed