Empresas do PR estão entre as finalistas do MPE Brasil

Das dez empresas paranaenses, seis podem ser sagradas vencedoras na etapa nacional do MPE Brasil, ciclo 2013 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Selecionadas nas categorias Comércio, Indústria, Saúde, Serviços, Tecnologia da Informação, Turismo e Destaque de Inovação. A Borkenhagen Contabilidade, Cerâmica e Madeireira São Luiz, Cerâmica Havai, Confeitaria Requinte, Espaço 3, ForLogic Software, Kagil, Labore, Varanda Bar e Restaurante e Tecnospeed TI, são as empresas que ajudaram Paraná a figurar entre estados brasileiros mais bem representados, com seis visitadas na etapa nacional.

As vencedoras serão agraciadas em solenidade no próximo dia 25 de março, em Brasília. Selecionadas entre 125 empresas de todo o país que conquistaram etapas estaduais do reconhecimento, as organizações foram avaliadas em um universo de 42 mil participantes que concluíram o processo de avaliação proposto. No total, o ciclo 2013 contou com 93 mil inscritas. A premiação é realizada pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

A cerimônia de premiação contará com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto; do presidente do Conselho Superior do MBC, Elcio Anibal de Lucca; dos diretores voluntários da entidade, Irani Varella e Marco Polo Mello; do presidente do Conselho de Administração da Gerdau e membro do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau Johannpeter; além do diretor do Instituto Gerdau e diretor voluntário do MBC, José Paulo Soares Martins. A FNQ estará representada pelo diretor superintendente, Jairo Martins.

Estatísticas
O volume de empresas interessadas em melhorar a administração do seu negócio em 2013 foi 10% superior ao registrado no ano anterior, reforçando a continuidade na busca pela excelência da gestão por parte dos gestores de MPE. As regiões brasileiras inscreveram, respectivamente: Sudeste (37.157), Nordeste (26.253), Sul (16.314), Centro-Oeste (6.690) e Norte (6.689). Entre os setores de atuação na economia, 55% das inscritas são do Comércio, 22% da área de Serviços e 13% da Indústria. As demais se subdividem entre Agronegócio, Turismo, TI, Saúde e Educação.

Do total de inscritas, 57% são microempresas e possuem faturamento de até R$ 360 mil, enquanto 22% são consideradas de pequeno porte com faturamento de até R$ 3,6 milhões. Ao todo, mais de 560 mil empresas já foram impactadas diretamente pelo Prêmio. Destas, 180 mil preencheram o questionário de avaliação e receberam um relatório personalizado com pontos fortes e a indicação de oportunidades de melhoria na gestão.

O Prêmio
O MPE Brasil funciona como mais um incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras na busca pela excelência, reconhecendo iniciativas de empresários que investem em conceitos e práticas de gestão. Para participar, é preciso preencher o questionário de autoavaliação, uma metodologia de avaliação padronizada nacionalmente para a premiação, utilizando critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), desenvolvido pela FNQ.

As organizações concorrem em oito categorias – indústria, comércio, serviços, turismo, TI, saúde, educação e agronegócio, além dos Destaques de Boas Práticas de Responsabilidade Social e de Inovação. Ao final do processo, as candidatas receberão relatório de diagnóstico da gestão, com pontos fortes e oportunidades de melhoria. Mais informações em www.premiompe.sebrae.com.br.?

SERVIÇO
11º Reconhecimento e Premiação às MPE
Local: Teatro do Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, Brasília (DF)
Data: 25 de março de 2014
Horário: 19h

Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.