Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá programação especial em todo o PR

Acontece em todo o Paraná a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e terá ações disseminadas, simultaneamente, em todos os estados do País. Com o tema “Ciência, saúde e esporte”, a Semana tem como objetivo mobilizar a população em torno de temas e atividades ligadas à Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando, ao mesmo tempo, a criatividade, a atitude científica e a inovação.

O Sebrae Nacional é um dos parceiros da Semana, que ainda conta com o apoio de inúmeros órgãos, entidades e instituições ligadas ao Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. O gerente de Inovação e Competitividade do Sebrae/PR, Cesar Rissete, destaca a importância de desmistificar o uso da ciência e da tecnologia nas micro e pequenas empresas.

“O tema é estratégico para competitividade do Brasil. Muitas vezes, os pequenos negócios se distanciam do assunto por considerar um tópico exclusivo das grandes corporações. Isso não é verdade, porque as soluções tecnológicas não se resumem à aquisição de máquinas. Apostar na tecnologia significa aplicar conhecimentos que melhorem o produto, o processo e os serviços e isso pode ser feito com baixo investimento”, afirma Rissete.

A organização estadual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. A pasta planeja promover ações de incentivo, promoção e discussão de soluções científicas e tecnológicas em diversas cidades do Estado, como explica o secretário de Estado, João Carlos Gomes.

“Nosso País passa por uma transformação. Precisamos mudar a cultura das pessoas em termos da necessidade de inovação. Mas, para que possamos avançar e nos desenvolver, precisamos colocar os temas em pauta e difundir informações sobre o assunto”, defende o secretário.

Ações estaduais

No Paraná, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada em mais de 60 cidades, que receberão workshops e seminários sobre temas ligados à inovação, design, sustentabilidade, marketing digital, startups, acessibilidade, dentre outros. A programação, que em algumas cidades paranaenses já começou em setembro, também prevê ações com o mesmo foco da Semana Nacional até novembro.

“Também serão realizadas clínicas tecnológicas, que são espaços destinados à promoção do contato entre empresas e soluções tecnológicas. Os grupos de empresários participantes poderão tirar dúvidas pontuais com especialistas nas áreas que estarão apresentando seus produtos”, detalha Cesar Rissete, do Sebrae/PR.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior destaca a importância da participação das micro e pequenas empresas na Semana. “As organizações menores alavancam o processo de crescimento do Estado, por isso temos que trabalhar para valorizar os empresários e dar condições para que eles possam trabalhar no mercado, com produtos inovadores e qualificados. Isso pode ser obtido por meio da aplicação de tecnologia”, explica João Carlos Gomes.

Para atrair empresários de todo o Estado, o Sebrae/PR mobilizou suas regionais e escritórios, para atrair e divulgar a Semana de Ciência e Tecnologia. “A ideia é atingir uma parte significativa das cidades paranaenses. Assim, mais empresas terão a possibilidade de colocar em prática as noções, conceitos e tendências repassadas durante a Semana, podendo, dessa forma, ampliar sua competitividade”, reforça Rissete.

Mais informações sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia pode ser obtidas pelo site semanact.mct.gov.br.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.