HP ajuda usuários de armazenamento definido por software a maximizar investimentos em servidores

A HP anuncia uma série de inovações em suas ofertas de armazenamento convergente que permitem às empresas maximizar o retorno sobre os investimentos (ROI) na infraestrutura virtualizada ao reduzir os custos e aumentar a agilidade e capacidade de utilização.

Ampliando uma liderança construída desde o lançamento da primeira solução de armazenamento definido por software há seis anos ,a HP traz uma nova funcionalidade do software HP StoreVirtual Virtual Storage Appliance (VSA), com recursos que incluem camadas de armazenamento de sub-LUN (número de unidade lógica) automatizado e maior integração com VMware e Microsoft para aumentar a eficiência e o desempenho. Novas opções de licença oferecem flexibilidade de implantação para suportar as exigências das atuais cargas de trabalho e futuras necessidades de crescimento.

A empresa também apresenta dois plug-ins de software para o armazenamento HP 3PAR StoreServ, um para uso com VMware e outro para uso com software SAP®. As ferramentas ajudam a simplificar o gerenciamento de implantações complexas de aplicações.

Armazenamento definido por software autônomo, escalável e altamente disponível

Empresas com ambientes virtualizados, como pequenos escritórios, grandes empresas ou mesmo provedores de nuvem pública, estão optando pelo armazenamento definido por software independente de hypervisor e hardware para oferecer, de forma econômica, alta disponibilidade e outros serviços de dados executados em infraestruturas baseadas em servidor padrão de mercado.

O HP StoreVirtual VSA — equipado com o conhecido sistema operacional HP LeftHand e com novos recursos de Adaptive Optimization —, é a primeira solução de armazenamento do mercado definida por software expansível a oferecer camadas de dados. Esse recurso movimenta, automaticamente, blocos de dados para storage de alto desempenho ou custo otimizado com base nas necessidades da aplicação para garantir maior eficiência e desempenho

Com o HP Adaptive Optimization, o monitoramento contínuo das cargas de trabalho migra ativamente os dados utilizados para armazenamentos mais ágeis, como discos sólidos (SSD), e os dados inativos para storage de menor custo, como discos rígidos (HDD). Essa abordagem granular elimina a necessidade de movimentar volumes inteiros de aplicações para SSD mais caros. No caso dos dados inativos, o HP StoreVirtual VSA permite que as empresas reduzam ainda mais os custos ao reposicionar e virtualizar as informações em sistemas de armazenamento legado de outros fornecedores, tratando essa capacidade como uma camada secundária no HP Adaptive Optimization.

Além da licença padrão do HP StoreVirtual VSA de 10 tebabytes (TB), a empresa oferece uma licença de 4 TB para aplicações menores e uma licença de alta capacidade de 50 TB. Com isso, o cliente pode realizar atualizações de forma ininterrupta para um VSA maior ou para o dispositivo HP StoreVirtual 4000 conforme necessário.

Facilmente gerenciado por profissionais de TI em ambientes VMware e Microsoft, a instalação do HP StoreVirtual VSA é três vezes mais rápida que as outras opções de armazenamento definido por software oferecidas pela VMware(3). O recente suporte ao VMware ParaVirtualized SCSI Controller garante utilização eficiente da CPU, minimizando investimentos contínuos em infraestrutura. A maior integração com o Microsoft Windows® Server com Hyper-V permite que os clientes provisionem armazenamento do Microsoft System Center Virtual Machine Manager para uma implantação mais rápida.

“Para reduzir os investimentos e os custos operacionais do data center, empresas com limitações de orçamento estão mudando de hardware físico integrado para armazenamento definido por software integrado aos atuais servidores padrão de mercado,” afirma David Scott, vice-presidente sênior e gerente geral da divisão Storage na HP. “Como pioneira em armazenamento definido por software, com uma base instalada de mais de 170 mil licenças do StoreVirtual VSA, a HP está ampliando sua liderança nesse segmento com o recurso de auto-tiering (camadas automáticas) para otimizar ainda mais os custos e o desempenho em pequenas e médias empresas, bem como em escritórios empresariais remotos”, completa.

Gerenciamento de data center e orquestração

A transição para data centers definidos por software exige APIs abertas e controle integrado a aplicações de sistemas de armazenamento para garantir produtividade administrativa.

O HP 3PAR StoreServ se integra perfeitamente às soluções dos principais fornecedores independentes de software (ISVs) e, juntamente com o novo HP StoreFront Analytics Pack para VMware vCenter Operations Manager™, permite que os administradores de VMware monitorem de maneira eficiente e econômica, além de solucionar problemas, de ambientes virtualizados complexos.

O software HP StoreFront Analytics Pack para VMware vCenter Operations Manager oferece dados em tempo real sobre a integridade, o desempenho e a utilização da capacidade de sistema do Armazenamento HP 3PAR StoreServ. O monitoramento proativo do desempenho de aplicações virtualizadas em um único console de gerenciamento simplifica a gestão do armazenamento. Para facilitar o processo de decisão, o software oferece dados precisos de capacidade e prognóstico em relação a serviços de armazenamento HP 3PAR StoreServ, incluindo thin provisioning acelerado para hardware, o que aumenta amplamente a capacidade de armazenamento sem impactar o desempenho da aplicação.

Para o gerenciamento de implantações complexas de SAP em ambientes físicos e virtualizados, a HP oferece um plug-in que integra o HP 3PAR StoreServ Storage e o HP XP P9500 Storage ao SAP NetWeaver® Landscape Virtualization Management 1.0. Esse novo plug-in da HP Storage é compatível com ambientes Microsoft Windows, Linux e HP-UX, e inclui recursos de automação que reduzem o tempo de clonagem de aplicações SAP. Esses recursos de automação sucessivos ajudam a reduzir o tempo de cópia e atualização do sistema geral, o que aumenta a agilidade dos negócios e reduz os riscos associados ao provisionamento manual.

Marcado , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.