ICI e Hemepar celebram Termo de Cooperação Técnica

O diretor-presidente do ICI, Luís Mário Luchetta, e o diretor geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Paulo Roberto Hatschbach, assinaram nesta tarde Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições. A parceria prevê a utilização do aplicativo para dispositivos móveis Hemogram, desenvolvido pelo ICI, com o objetivo de promover e incentivar a doação de sangue, envolvendo população e organizações de saúde que mantém bancos de sangue.

O Hemepar fará o cadastro das solicitações de doação de sangue no aplicativo e divulgá-lo nos meios de comunicação, com a finalidade de manter os bancos abastecidos e sensibilizar permanentemente a população quanto à necessidade de doação.

Já o ICI, além de disponibilizar para utilização o Hemogram, deve hospedar e manter o banco de dados do mesmo, além de promover constante evolução tecnológica do aplicativo.

Para o diretor geral do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, trata-se de uma ferramenta que “vai ajudar a salvar vidas”. O diretor e sua equipe comentaram que estão com plano de contingência em função da Jornada Mundial da Juventude, que acontece na semana que vem. “É habitual ter um plano em função de grandes eventos”, explicou a assistente social Nely Coimbra Moura. “Como há previsão de muitas pessoas em deslocamento, se acontecer algo que demande nosso serviço precisamos estar preparados.”

Hatschbach disse que a população brasileira é solidária, porém sempre é necessário lembrar as pessoas sobre a necessidade das doações. “Grandes eventos, fim de ano, início do inverno, férias são períodos em que as coletas diminuem muito, por isso contamos com apoio da mídia para lembrar os doadores”, relatou. “Acreditamos que o Hemogram nos dá a possibilidade de chegar mais próximo das pessoas, de maneira rápida, e com muita abrangência devido à integração com as redes sociais.”

Segundo Elvira Folda, da divisão de Gestão da Qualidade do Hemepar, “os jovens estão distantes da doação”. “Esse aplicativo vai nos aproximar da geração Y, que está sempre conectada e apressada. Podemos tentar conscientizar essa população”, disse.

O aplicativo

Criado para mobilizar a comunidade a se tornar doadora voluntária de sangue, o Hemogram permite que os usuários visualizem e façam pedidos de doação, além de cadastrar seu perfil e tipo sanguíneo. O objetivo do ICI é estimular a solidariedade e aumentar a oferta de sangue para confortar pacientes que buscam doadores. Assim, a população compartilha a causa com amigos e dissemina a prática de doação.

Para utilizar o Hemogram, basta ter cadastro no Passaporte Curitiba (www.passaportecuritiba.org.br) e baixar o software no tablet ou celular, pelo link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.org.curitiba.ici.hemogram. No momento, o aplicativo está disponível para download apenas para o sistema operacional Android.

Equipes

Participaram da reunião para assinatura do Termo de Cooperação Técnica o diretor-presidente do ICI, Luís Mário Luchetta, e o diretor geral do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach. Eles foram acompanhados pelo chefe de gabinete do Instituto, Carlos Hideo Hossaka, e os seguintes representantes do Hemepar: Katia Grilo, divisão de Pesquisa Científica; Nely Coimbra Moura, assistente social; Elvira Folda, divisão de Gestão da Qualidade; e Jonatas Nunes, suporte de informática.

Assistiram também à celebração do Termo a equipe de desenvolvimento do Hemogram, composta pelo coordenador Julio Cesar de Brito, Frederico Augusto de Camargo, Caio Cascaes, Rodolpho Luiz Reis Vieira, João Guilherme Costa Guimarães, Felipe Zaramella Saad e Bruna Lopes. O desenvolvimento do aplicativo contou também com a participação de Stephan Rodrigues Garcia, que não pode comparecer ao evento.

Fonte: ICI

Marcado , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.