Tecnologia será usada para melhorar mobilidade urbana até a Copa 2014

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e a Dataprom – Equipamentos e Serviços de Informática Industrial Ltda. assinaram nesta sexta-feira (24) o contrato de R$ 19,8 milhões, para implantação do Sistema Integrado de Monitoramento Metropolitano (SIMM). O projeto integra o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC da Mobilidade/Copa 2014.

O contrato foi assinado pelo coordenador-geral da Comec, Rui Hara, pelo diretor-presidente da Comec, Gil Fernando Bueno Polidoro e pelo sócio-administrador da Dataprom, Alberto Mauad Abujamra. O SIMM será um dos grandes legados da Copa do Mundo para a região metropolitana.

O projeto tem financiamento do governo federal e contrapartida do governo do Paraná. O prazo de execução é de 10 meses. “Vamos cumprir o prazo estipulado junto ao Ministério do Esporte e o sistema vai ficar pronto para atender a demanda da Copa e assegurar a mobilidade urbana na região”, diz Rui Hara.

SISTEMA – O SIMM vai dar agilidade e segurança nas principais vias de acesso a Curitiba, pois permite o monitoramento em tempo real. Ele é complementar ao sistema de Curitiba e será feito em quatro plataformas: circuito fechado de TVs (CFTV), painéis de informação variáveis, tecnologia embarcada no transporte coletivo e controladores de semáforos.

As câmeras de circuito fechado vão monitorar o fluxo dos veículos enquanto os painéis variáveis vão repassar aos usuários as orientações sobre a situação do trânsito.

A tecnologia embarcada será implantada em linhas que levam ao centro de Curitiba. Os ônibus terão GPS de comunicação, que possibilitarão informar ao usuário o tempo de deslocamento até o próximo terminal. Os controladores de semáforos permitirão manter um fluxo contínuo de veículos. Todas as informações serão direcionadas a um Centro de Controle de Operações, onde técnicos vão monitorar a mobilidade.

Marcado , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.