Soluções tecnológicas podem elevar vendas em 50%, aponta pesquisa da Motorola Solutions

Segundo pesquisa de comportamento de consumo na América Latina da Motorola Solutions, Inc. (NYSE: MSI), 65% das vendas não realizadas poderiam ser evitadas se o vendedor contasse com alguma solução tecnológica que permitisse pedir o item desejado a outra filial ou oferecer a entrega no domicílio do consumidor. Desse modo, o estudo revelou que as lojas poderiam aumentar os lucros ao proporcionar melhor serviço, visto que 39% dos pesquisados indicaram que gastariam até 50% a mais nas lojas com um melhor atendimento, enquanto 21% estariam dispostos a gastar 10% a mais.

Como reforço disso, os resultados demonstram que 23% dos consumidores que entram numa loja saem sem completar a compra em sua totalidade. Dessas vendas não concretizadas, apenas 38% dos compradores realizam sua compra na mesma loja, enquanto 47% vão para a concorrência. Esses resultados fazem com que cada vez seja mais notória a necessidade dos varejistas de adotar tecnologias para aumentar a produtividade e eficiência de seus negócios.

A pesquisa de comportamento de consumo da Motorola Solutions para a América Latina (Holiday Shopper Survey) foi desenvolvida para revelar as experiências e atitudes no que diz respeito à utilização de determinadas tecnologias dentro da loja, com o intuito de melhorar a experiência de compra dos clientes. O estudo, realizado pelo segundo ano consecutivo, foi feito no México e no Brasil em dezembro de 2012. As pesquisas, efetuadas pela Research Now, incluíram mais de 430 consumidores e 115 supervisores de lojas.

Pontos importantes

• Os consumidores que não concretizaram suas compras em uma loja deixaram de gastar aproximadamente US$ 108 no México e US$ 162 no Brasil.
• Do total de consumidores que não concretizaram suas vendas, 62% não regressam à loja original.
• Quase três quartos dos consumidores pesquisados acreditam que os postos de informações ajudam os vendedores a oferecer um melhor serviço aos clientes.

“A experiência de compra dos consumidores pode ser aprimorada significativamente com a incorporação de soluções tecnológicas, pois elas permitem ao vendedor contar com informações em tempo real e realizar a venda de maneira mais efetiva. O estudo realizado para a Motorola Solutions demonstra claramente que o serviço de atendimento ao cliente tem relação direta com a decisão de compra. Por isso, os vendedores devem contar com todas as ferramentas necessárias para oferecer a melhor qualidade de serviço possível e garantir que as vendas sejam concretizadas”, diz Miguel Martinez Noguerol, vice-presidente Corporativo de Vendas e Operações, América Latina e Caribe
Sobre a Motorola Solutions A Motorola Solutions é provedora líder mundial em soluções e serviços de comunicação de missão crítica para governos e empresas. Com suas inovações e tecnologia de comunicação, ajuda seus clientes a fazerem o seu melhor, nos momentos que realmente importam. A Motorola Solutions opera na Bolsa de Valores de Nova York como “MSI”. Para mais informações, acesse: www.motorolasolutions.com.

Marcado , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.