Pesquisa da Intel revela o papel do computador na vida das mães brasileiras

Uma pesquisa realizada pela Intel no Brasil levantou dados sobre o papel do computador e demais itens de computação na vida da mulher brasileira em diversos estados de sua vida. Os dados demonstram a capacidade dos computadores assumirem um papel crítico na vida das mães durante a criação dos filhos e o manejo da dinâmica familiar.
O estudo qualitativo acompanhou o dia-a-dia de famílias brasileiras em São Paulo e Recife para traçar um perfil de como essas famílias se relacionam com a tecnologia. Foram acompanhadas famílias em vários estágios da vida: sem filhos, com filhos pequenos, com filhos adolescentes e com filhos adultos. Os dados demonstraram que as mães consideram o computador um item fundamental em todas as etapas do desenvolvimento familiar, funcionando hora como ferramenta de suporte à renda familiar, hora como elo de comunicação entre a família.

Figura 1 – Papel do computador na vida das mães nos diferentes estágios da vida familiar

Acesso a computadores e Internet é fundamental

“A família brasileira já está plenamente inserida na vida digital. Mesmo nas casas onde ainda não temos um computador, o acesso à internet em LAN Houses, telecentros, empregos ou casas de amigos e familiares já transformou o computador em uma ferramenta indispensável para auxiliar as mães durante a vida.” afirma Maô Guimarães, Gerente de Pesquisa da Intel. “Entretanto, o papel do computador muda radicalmente durante a vida dessa família, fazendo o papel de ferramenta de trabalho, de lazer, e principalmente de educação dos filhos.”

Para as mães, o computador funciona como uma central de informação sobre a criação dos filhos, ferramenta para troca de experiências e conhecimento com outras mães na família ou no círculo de amigos, e também como ferramenta de educação e socialização dos filhos pequenos. Os filhos adolescentes tornam-se o foco da preocupação das mães, que acreditam que ter um computador disponível no lar dará aos pais maior controle sobre o que os filhos fazem na Internet. O computador também funciona como uma ferramenta de lazer simples, de fácil acesso e barato, realizando hoje um papel que em décadas passadas cabia à TV.

Quando os filhos estão adultos, o computador torna-se uma das principais ferramentas de contatos entre a mãe e os filhos, em especial quando estes estão estudando/trabalhando em outra cidade. O computador se transforma no centro da vida social e também do lazer de muitas mães, ajudando a diminuir a sensação de solidão e abandono familiar. Neste estágio, as mães estão retomando sonhos antigos e veem no computador uma ferramenta poderosa de realização pessoal. “Neste estágio, a mãe considera cumprida a sua missão de educar e preparar os filhos, e ela finalmente pode usar o seu computador em benefício próprio: buscando novos e velhos amigos nas redes sociais, descobrindo novos caminhos para a vida e sentindo-se muito mais conectada e informada sobre o mundo” complementa Maô.

Computador como ferramenta de educação para toda a família

As mães fazem a associação entre o computador, a educação e o emprego em todas as etapas da vida. O acesso à internet e à ferramentas de computação possui um papel que vai muito além da educação apenas dos filhos: é uma fonte de informação, emprego e estudo também para as próprias mulheres. As mulheres com filhos pequenos ou adolescentes entendem que o computador é uma ferramenta indispensável para a educação dos filhos, tanto como ajuda nos trabalhos escolares como ferramenta para pesquisas e busca do conhecimento por conta própria, sob a orientação dos pais.

Se durante a criação dos filhos a mãe está disposta a realizar sacrifícios em prol da educação da nova geração, a mulher sem filhos ou com filhos adultos ainda vê o computador como item essencial para a sua própria educação, preparação profissional e eventual fonte de renda adicional.

Realização pessoal das mulheres

Educação, trabalho, cultura e autonomia pessoal são os valores que as mulheres esperam conseguir quando adquirem um computador para a família. O dispositivo é altamente reconhecido como um meio para que a mulher alcance a realização pessoal e profissional, melhorando a autoestima, e transformando-se em uma fonte de felicidade e realização.

computadores são fontes de felicidade e realização para as mulheres
“Com a posse de um computador, muitas mães esperam ter maior acesso à educação, às oportunidades de trabalho, ao lazer e aos serviços e facilidades que a sociedade oferece. Muitas mulheres acreditam que a compra de um computador é como uma transição para um novo patamar de vida, agora mais inseridas e participativas socialmente”, afirma Maô Guimarães.

Marcado , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Translate to

    Arabic Arabic Chinese (Simplified) Chinese (Simplified) Dutch Dutch English English French French German German Italian Italian Portuguese Portuguese Russian Russian Spanish Spanish
  • Páginas