Quatro escritórios de coworking são abertos por dia no mundo

Mais que uma tendência ou modismo, o coworking já é uma realidade nos grandes centros urbanos de todo o mundo. Segundo o portal Deskmag (www.deskmag.com) são abertos quatro escritórios compartilhados por dia. E os números são ainda mais animadores. De acordo com o levantamento, 110 mil pessoas utilizam os espaços compartilhados, os chamados coworkers, e a ideia já está presente em 81 países.

Para Paula Camanho, da CWK Coworking, os números refletem a realidade das grandes cidades. “Com a conectividade do mundo moderno, os pequenos e micro empresários não precisam mais alugar um escritório, mesmo que um com uma única sala. No coworking, ele tem secretária para atender as ligações, boa conexão de internet, um espaço organizado e limpo. E o melhor, o custo benefício é muito mais interessante”, argumenta.

Além da comodidade e economia, principalmente, com a redução de serviços que encarecem o negócio como limpeza e telefonia, no coworking o novo empreendedor consegue ampliar sua networking, conquistando prospects e também novos fornecedores. “Numa mesma sala, por exemplo, o dono de uma pequena agência de design pode conseguir um novo cliente, contratar o serviço de um redator e revisor e até de um design. É um mundo de possibilidade”, acrescenta Paula.

O Brasil, segundo dados de comunidades de coworking espalhadas pela internet, já tem mais de 100 escritórios compartilhados espalhados por cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e outros locais. Em 2010, quando os primeiros coworkings começaram a funcionar no País, poucos profissionais sabiam o que significava e ainda existia muita apreensão em relação a dividir um espaço. As pessoas reclamavam do barulho e de outros problemas. “Hoje, a realidade é bem diferente. Muitos pequenos negócios conseguiram prosperar graças a isso”, explica Paula.

Marcado , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.