Paraná vai usar gratuitamente soluções de TI da Microsoft

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira (09/04) um protocolo de intenções com a Microsoft Brasil para a utilização pelo Estado de soluções tecnológicas para capacitação de pessoas em tecnologia da informação (TI) e uso de plataformas de aprendizagem virtual. A cooperação não implica em qualquer custo para o Estado e terá vigência inicial de dois anos.

“O Paraná dá mais um passo na busca da modernidade e inovação. Este protocolo promoverá oportunidade de qualificação em tecnologia da informação aos paranaenses e melhor comunicação entre alunos e professores na rede estadual de ensino”, disse Beto Richa.

A assinatura do protocolo de intenções foi realizada durante o Fórum de Líderes de Governo na América Latina e Caribe, que acontece até esta quarta-feira (10), no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Richa ainda fará uma palestra no último dia do evento no painel temático Crescimento Econômico e Cidades, às 10h25.

Pelo protocolo firmado com a Microsoft ficam disponíveis opções de programas e softwares que poderão ser implantadas pelo governo nas áreas de educação, qualificação, inovação e empreendedorismo. Entre eles estão capacitação básica em tecnologia da informação e design, comunicação instantânea entre alunos e professores, softwares para projetos de alfabetização em informática e desenvolvimento de empresas iniciantes.

No Brasil, além do Paraná o Estado de São Paulo também participa da iniciativa. “Fomos contemplados com o projeto por que resgatamos a confiança de investidores nacionais e internacionais e por apresentar novas diretrizes de governo”, disse Richa, destacando que o Estado tem 100% de cobertura digital.

O acordo firmado faz parte da política de apoio aos governos nas áreas de educação, inovação e empreendedorismo, desenvolvido pela Microsoft em âmbito mundial. “O objetivo do protocolo é buscar a qualificação, promover a inovação e focar principalmente no público jovem. O mercado requer um profissional qualificado e a parceria tem esse objetivo de prepará-lo para a inserção profissional e para o empreendedorismo”, afirmou o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, para quem o Paraná está puxando o trem da inovação e da competitividade no país.

INTERFACE – A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior farão a interface com a Microsoft na execução dos projetos. “Num processo de contínuo desenvolvimento a Secretaria investe no aprimoramento das universidades estaduais públicas, em programas e projetos estratégicos de governo e de interesse da sociedade, bem como no fomento das atividades da área de ciência, tecnologia e inovação”, disse o secretário estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal.

Para o presidente da Celepar, Jackson Carvalho Leite, o acordo é vital para o desenvolvimento de projetos na área de informática e que cheguem até a população.

Marcado , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Invista no valoragregado.com

    Invista no valoragregado.com