HP lança serviços de nuvem corporativa no Brasil

A HP Enterprise Services anuncia o lançamento do HP ECS-VPC (Enterprise Cloud Services – Virtual Private Cloud) no mercado nacional. Essa é atualmente a única nuvem híbrida brasileira e possibilita aos clientes a criação de serviços de nuvem pública – para um portal web, por exemplo – e também privada, para o uso em aplicações sensíveis de uma organização.

O ambiente ECS-VPC permite a entrega de soluções de infraestrutura (hosting e armazenamento), aplicações (inicialmente Microsoft Dynamics CRM e SAP – desenvolvimento e teste) e plataforma (web services) como serviços, oferecendo flexibilidade, agilidade e escalabilidade às organizações.

A nuvem brasileira foi construída tendo como base a Infraestrutura Convergente da HP, oferecendo aos clientes o que há de mais moderno na oferta de hardware e software da companhia. Assim, os clientes podem escalar seus recursos sem a necessidade de imobilizar investimentos, dispensando os longos processos de compras e instalação enquanto se beneficiam da automação, economia de escala e melhores práticas oferecidas pela HP.

“A migração para a cloud no ambiente corporativo é uma evolução, não uma revolução. Há décadas a HP oferece a seus clientes as mais diversas opções e formas de adoção de tecnologia e o ECS-VPC é a evolução que permite que as empresas adotem a nuvem tanto em soluções padrão quanto em ofertas customizadas”, diz Luciano Corsini, vice-presidente e Country Manager da HP Enterprise Services no Brasil.

“O HP Enterprise Cloud Services – Virtual Private Cloud entrega computação em nuvem aos sistemas e processos ‘core’ de negócios dos clientes de uma maneira flexível, automatizada, escalável e globalmente consistente com os altos padrões de qualidade e disponibilidade de ambientes administrados pela HP em todo o mundo”, detalha Corsini.

Com uma gama de ofertas ampla, a família de soluções do HP ECS-VPC inclui servidores virtuais, soluções completas de armazenamento e de redes, assim como de segurança. Os serviços de nuvem estão disponíveis como SaaS (Software-as-a-Service), PaaS (Platform-as-a-Service) e IaaS (Infrastructure-as-a-Service), proporcionando a entrega de aplicações, plataformas e ambientes em que os clientes pagam apenas pelos recursos utilizados, reduzindo drasticamente o custo total de propriedade (TCO).

As ofertas inicialmente disponíveis no mercado brasileiro contemplam:
• Serviços de armazenamento – backup, arquivamento, arquivamento de bancos de dados, sincronização e backup de computadores pessoais e dispositivos móveis e colaboração;
• Serviços de plataformas – Big Data, aplicações para organizações migrarem para cloud, desenvolvimento e testes, gerenciamento de cargas de trabalho de produção e ‘bursting’;
• Projetos de desenvolvimento de nuvem corporativa – integração simplificada, arquiteturas abertas, desenvolvimento e implantação simplificadas, assim como infraestrutura sob demanda e redundante.

Vários parceiros no mundo anunciaram suporte e desenvolvimento para a nuvem da HP. No Brasil, as empresas que fazem parte dessa oferta de serviços de nuvem corporativa são Microsoft, com Hyper-V e sistema operacional, Red Hat, com o Red Hat Enterprise Linux, e VMware, com ferramentas de virtualização de servidores, além da Intel, parceira estratégica e mundial da HP, que fornece o poder de processamento de Cloud Computing.

“O HP ECS-VPC já estava disponível em diversos países do mundo, como os Estados Unidos, a Alemanha e o Japão. Com a montagem da nuvem no data center da HP ES Brasil e alinhado com a estratégia de Nuvem Convergente da companhia, a HP oferece às organizações uma solução de entrega híbrida e que engloba TI tradicional, além de nuvens públicas, privadas e gerenciadas”, detalha Rodrigo Martineli, diretor de Estratégia e Alianças da HP Enterprise Services.

A nuvem híbrida da HP está disponível no Brasil e, neste primeiro momento, o HP ECS-VPC será comercializado de forma direta. Mas já existe um plano para expansão para o mercado de pequenas e médias empresas, cujo detalhamento será anunciado em breve.

“Desta forma, parceiros qualificados e certificados atuarão como canais para ofertar nossos serviços”, adianta Martineli. “Por ser um produto global e que segue os mesmos padrões independente do local em que a nuvem esteja alocada, a HP possibilitará a abrangência e a customização necessárias para atender plenamente ao mercado brasileiro”, conclui o executivo.

“De uma forma geral, desenvolvedores de aplicações estão buscando métodos simples e intuitivos para acelerar o tempo de codificação, enquanto as empresas buscam interoperabilidade em todo o ambiente de TI. Ambos estão também buscando maneiras de reduzir os investimentos de capital de tecnologia e, neste cenário, a HP é um aliado confiável para ajudar as organizações a navegar e aproveitar a mudança de paradigma para serviços com base na nuvem, combinando hardware, software, experiência e consultoria para fazer da nuvem uma opção viável para as necessidades destas instituições”, enfatiza Corsini.

Ao longo do ano fiscal 2013, que se encerra em Outubro, novas ofertas-padrão serão incluídas no portfólio do ECS-VPC, com destaque para colaboração em tempo real (Lync-as-a-Service), Disaster Recovery na nuvem e colaboração (Sharepoint-as-a-Service).

O principal evento de clientes da HP, o HP Discover, será realizado em Las Vegas entre os dias 11 e 13 de junho.

Marcado , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.