Empresas brasileiras têm em média 8,7 anos de existência, aponta estudo do IBPT

O País possui, atualmente, 12.904.523 empreendimentos em atividade, sendo que destes, 13,78% têm até um ano de existência, 11,71% estão na faixa entre um e dois anos, e 8,81%, entre dois e três anos. É o que demonstra o Censo das Empresas e Entidades Públicas e Privadas Brasileiras – Empresômetro, estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT, nos últimos doze meses. O levantamento, feito com base em dados oficiais, permite ainda traçar um completo perfil dos negócios em atividade no Brasil, por região, estado, atividade econômica, tipo jurídico, idade média das empresas, empreendimentos com filiais, nomes mais utilizados, índice de mortalidade e outras informações de extrema relevância para o mundo corporativo e a sociedade.

Ainda com relação à idade das empresas, o coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, chama a atenção para o fato de que menos de 1% dos empreendimentos brasileiros têm mais de 50 anos de idade. “Outro dado interessante é que apenas 149 empresas brasileiras foram criadas há mais de 100 anos”, afirma Amaral.

O Censo revela também que 90% do total de empresas existentes atuam no setor privado; 9% são entidades privadas sem fins lucrativos; e apenas 1% correspondem às entidades públicas governamentais brasileiras. Outro dado revelador do perfil empreendedor diz respeito à mortalidade das empresas, que hoje é metade do que era na década de 70.
O Estado de São Paulo lidera o ranking de negócios no País, com 3.782.075 estabelecimentos, equivalente a 29% do total; seguido por Minas Gerais, com 1.259.610 estabelecimentos, 9,8% do total; e Rio de Janeiro, onde estão 1.054.988 estabelecimentos em atividade, ou 8,2% do total. Sendo assim, a região Sudeste representa a maior fatia do empreendedorismo no Brasil, 49,36%. Em seguida, vêm as regiões Nordeste, com 18,68%; Sul, com 18,55%; Centro-Oeste, com 8,30% e Norte, com 5,11% de representatividade nos negócios em atividade no País.

O estudo também traz a informação de que 49,95%, quase metade dos negócios ativos no País, são do tipo Empresário (Individual) e MEI. Com relação à atividade econômica, o levantamento indica que 43,91% empreendimentos atuam no setor de Serviços, 42,07% no Comércio e 7,16% na Indústria. Mais informações estão no estudo completo, que segue anexo.

Empresômetro
No site www.empresometro.com.br, o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário disponibiliza as informações sobre os negócios criados de 1º de janeiro de 2012 até o momento atual, que também fazem parte do Censo divulgado hoje. Até o momento, foram criados mais de 1.3 milhão de empreendimentos em todo o País.

Marcado , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.