• Translate to

    Arabic Arabic Chinese (Simplified) Chinese (Simplified) Dutch Dutch English English French French German German Italian Italian Portuguese Portuguese Russian Russian Spanish Spanish

Ritmo de vendas segue moderado, mas inadimplência cai

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

“Considerando a continuidade dos estímulos financeiros e fiscais, a geração de empregos, a alta da massa salarial e a sinalização favorável de queda na inadimplência, a perspectiva é que as vendas acelerem nesse último trimestre”, diz ROGÉRIO AMATO, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) – que reúne 420 Entidades (ACs).

O Indicador de Movimento do Comércio (IMC) – vendas a prazo – apresentou queda de 1,1% em setembro de 2012, com um dia útil a menos, na comparação com igual período de 2011.

Na mesma base de comparação entre períodos, o Indicador de Consultas de Cheque (ICH) – vendas à vista – apresentou ligeira alta de 0,1%, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseada numa amostra de dados de clientes da empresa Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Com ajuste pela média diária, o IMC apresenta alta de 3,0% e o ICH de 4,3%.

Inadimplência:

O Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI) – registros recebidos/carnês em atraso – apresentou leve alta de 1,5% em setembro de 2012, na comparação com o mesmo período de 2011.

O Indicador de Recuperação de Crédito (IRC) – registros cancelados/renegociações de crédito – disparou em 25,5%. A recuperação de crédito está sendo impulsionada pelas grandes campanhas de renegociação; pela antecipação do décimo terceiro salário dos aposentados; e pela iniciativa do consumidor, que antecipou suas compras em agosto e não fez novas dívidas em setembro.

Conclusão: esses dados mostram que a inadimplência teve uma queda em setembro.

Variação mensal:

O IMC apresenta queda sazonal de 4,1% e o ICH mostra que caiu 11,5%, devido a base mais forte de agosto que refletiu o Dia dos Pais, principalmente nos presentes de menor valor, e, também, a antecipação de compras dos consumidores que temiam o fim dos incentivos fiscais no mesmo mês.

O Índice de Registro de Inadimplentes (IRI) apresentou queda sazonal de 8,9% enquanto que o IRC surpreendeu com alta de 15,3%, pelas razões já apontadas acima.

NOVOS INDICADORES do IEGV, da ACSP

Lembrando: desde janeiro de 2012, as estatísticas divulgadas mensalmente pelo Instituto de Economia “Gastão Vidigal” (IEGV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), estão sendo apresentadas com nova denominação, para refletir melhor sua finalidade, e com novo formato para possibilitar a comparação com outros indicadores que estão sendo desenvolvidos pela Boa Vista Serviços.

O IMC (Indicador de Movimento do Comércio), elaborado a partir de amostra de consultas à base de dados da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, reflete o movimento de vendas a prazo, enquanto o ICH (Indicador de Consultas de Cheque) sinaliza o desempenho das vendas à vista do varejo. O IRI (Indicador de Registro de Inadimplentes), refere-se aos registros de consumidores incluídos na base de dados da Boa Vista Serviços e o IRC (Indicador de Recuperação de Crédito), baseia-se nos registros excluídos.

Como as fontes e a metodologia não foram alteradas, mas apenas a denominação e a forma de apresentação, esses indicadores permitem a comparação com os dados divulgados anteriormente, assegurando que se mantenha a série ao longo do tempo.

1125 Total Views 1 Views Today
Marcado , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO