CITS Amazonas aperfeiçoa sistema logístico de fornecedor da Nokia

Ao aproveitar os benefícios da lei de informática, a fabricante de telefones celulares Nokia conseguiu melhorar o gerenciamento logístico da Lite-ON Mobile, fornecedora de carcaças para seus aparelhos. A implantação de um sistema desenvolvido pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software, em Manaus, possibilitou automatizar o planejamento e o controle de logística da LOM, antes feitos em diversas planilhas e sistemas diferentes que geravam informações imprecisas.

Nos primeiros três meses do projeto , houve um levantamento de oportunidades por parte do CITS Amazonas para que se chegasse a uma solução inovadora para melhorar os processos da LOM. A partir daí, foi desenvolvido um painel logístico para acompanhamento em tempo real pela internet. Desde o início de 2012, o Sistrans – Sistema de Acompanhamento de Transporte – passou a facilitar o registro de informações pelos fornecedores, agentes de cargas e despachante, melhorando a produtividade da LOM e evitando que a Nokia precise parar a linha de produção por falta de material. O sistema garante o armazenamento das informações em banco de dados íntegro e confiável com disponibilização rápida e em tempo real. Um mapa possibilita visualizar o ratreamento da carga. Também garante planejamento automatizado da carga e alerta de novas ocorrências que possam , por exemplo, acarretar em atraso de entrega. Ainda é possível se fazer uma simulação do tempo de chegada da carga por diferentes rotas e agentes. Eo painel trabalha com duas visões: a do cliente, que mostra localização e estimativa de chegada e a visão logística, que informa em qual trecho houve atraso e ocorrências em todo o transporte.

Eteocles Silva, da Nokia, afirma que a pesquisa e desenvolvimento ao alcance de fornecedores faz parte da estratégia da Nokia. Ele ressalta que Manaus é uma região peculiar pela legislação e pelo próprio negócio e que o custo local se torna muito alto se não houver eficiência em toda a cadeia de produção. Ele também lembra que, ao longo do projeto, novas demandas surgiram e devem gerar um novo pacote de requisitos para uma segunda versão do sistema logístico. Eteocles Silva diz, ainda, que a ideia é adaptar esse sistema para ser utilizado por outros fornecedores da Nokia. Ele também destacou a disponibilidade da equipe do CITS Amazonas para se adequar à agenda e necessidades da LOM no desenvolvimento e na implantação do sistema.

Para Fábio Anze , da Lite- On Mobile, foi muito importante o projeto apresentar soluções e melhorias que impactaram sobre o frete, que representa um custo bastante significativo para a LOM . E o fato de também poder beneficiar a Nokia ,nessa questão, contribuiu para a opção pelo Sistema de Acompanhamento de Transporte desenvolvido pelo CITS. Fábio afirma que a empresa está com um controle transparente de toda cadeia logística e todos sabem onde está cada componente.

Aretha Setta, do CITS Amazonas, destaca que a Lite-On Mobile foi muito receptiva para o desenvolvimento do Sistrans na empresa. Ela explica que os colaboradores da LOM perceberam rapidamente as vantagens oferecidas pelo sistema que saiu de um processo lento, burocrático e complicado para uma solução que melhora o tempo de resposta para demandas do cliente e permite à Nokia,também, confirmar com mais precisão os pedidos de novas compras.

Marcado , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.