Pesquisas apontam forte participação da tecnologia mobile no futuro do setor aéreo

De acordo com o Air Transport IT Trends Hub, relatório anual que resume os dados das pesquisas realizadas pela SITA, a tecnologia mobile ganhará destaque no setor aéreo nos próximos anos. (A SITA, empresa com mais de 60 anos de trajetória, é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo.). O relatório da SITA pode ser acessado através do endereço http://www.sita.aero/knowledge-innovation/industry-surveys-reports/it-trends-hub.

Pesquisas realizadas em 2011 mostraram que no ano de 2015 serviços como atendimento aos passageiros e vendas de passagens aéreas tendem a ser predominantemente realizadas através dos smartphones. 91% dos entrevistados acreditam que o smartphone será o canal mais utilizado entre clientes e companhias aéreas, número que indica a importância que os aplicativos mobile terão neste segmento de mercado. Quando questionados sobre o embarque com cartões de embarque mobile, 71% dos entrevistados afirmaram que gostariam de usar essa ferramenta. Em 2010, essa porcentagem era de 37%.

As estatísticas do Air Transport IT Trends Hub foram apresentadas aos participantes do Air Transport IT Summit 2012, evento organizado pela SITA que ocorreu em Bruxelas nos dias 20 e 21 de junho. A CINQ Technologies, empresa brasileira especializada em desenvolvimento de soluções mobile e uma das patrocinadoras do evento, levou ao Air Transport IT Summit um POC do “Find My Luggage”, aplicativo que faz o rastreamento de bagagens a partir do tamanho, da cor e de um dispositivo Bluetooth colocado na bagagem, informando ao usuário se sua mala está se aproximando quando colocada nas esteiras dos aeroportos.

Segundo Carlos Alberto Jayme, diretor de Marketing e Vendas da CINQ, os passageiros clamam por soluções que facilitem suas vidas nas viagens. “Os smartphones possuem grande poder de conectividade, processamento e possuem dispositivos importantes de localização, câmera, bluetooth, NFC. Com todo este aparato é possível criar soluções que sejam úteis para os passageiros, tripulação e funcionários em terra. Dentro da escola do ‘design thinking’ e partindo-se de ponto de vista dos usuários é que estamos criando soluções mobile para este setor”, afirma o diretor.

Marcado , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.