Curitiba tem novo centro de eventos

O consórcio formado pelo Grupo Positivo e J.Malucelli inaugura no dia 21 de junho o Expo Renault Barigui, o novo pavilhão de exposições do Parque Barigui, um dos principais pontos turísticos e endereços mais visitados da capital paranaense. A nomeação do espaço é resultado da parceria dos dois grandes grupos paranaenses com a multinacional Renault, montadora francesa com sede no Paraná, em contrato de naming right. As empresas garantiram pelos próximos 25 anos o direito de concessão do espaço, por meio de processo de licitação realizado pela Prefeitura de Curitiba. Como contrapartida, obras de benfeitorias no Parque Barigui estão em andamento. Ao todo, foram investidos R$ 28 milhões, para um espaço que agregará valor ao próprio ponto turístico, à economia da cidade e ao cotidiano dos curitibanos.

Todo o conjunto, que contempla 7,8 mil metros quadrados de área total, sendo 5 mil metros no pavilhão principal, em plano aberto, é uma inovação para a cidade de Curitiba. A começar pelo sistema 100% subterrâneo de ligação elétrica e hidráulica, que permite um visual limpo e organizado do piso; a facilidade de acesso de carga e descarga por meio de rua interna, doca e estacionamento de serviço com 120 vagas; duas baterias de sanitários masculinos e femininos com louças e revestimentos de alto padrão; duas salas de apoio de 60 metros quadrados cada; e aproveitamento de luz natural permitido pelas paredes envidraçadas.

O ESPAÇO
Após oito meses de obras, desde a demolição do antigo pavilhão até o término da construção do novo espaço, o Expo Renault Barigui está pronto para receber feiras, exposições culturais, jantares, shows, convenções e eventos empresariais. Para 2012, já estão agendados 12 eventos. Para o ano que vem, outros 22 estão fechados e há quatro reservados. A expectativa é ter um movimento de pelo menos 760 mil pessoas no local nos 12 primeiros meses de funcionamento do espaço, revela o diretor do Expo Renault Barigui, Marcelo Bueno.

A exposição internacional Michelangelo inaugura as atividades no espaço, a partir de 22 de junho. E a primeira feira no local será a Mundo Gastronômico, em agosto. Para a mostra gourmet, são esperados cerca de 70 expositores e um público de aproximadamente 23 mil pessoas, segundo Bueno. “Procuramos trazer uma exposição cultural na inauguração do novo espaço, já que cultura e educação andam juntas e o equipamento está vocacionado principalmente para este fim”, diz.

PROJETO ARQUITETÔNICO
O projeto do Expo Renault Barigui é assinado pelo arquiteto Manoel Coelho, que tem uma parceria de longa data com o Grupo Positivo. Além das instalações, que visam obter grande flexibilidade para todo o tipo de evento, com pontos de luz, água e telefone sob o piso, há os recursos de sustentabilidade. “Temos reaproveitamento de águas pluviais e sistema de ventilação que dispensa o uso de ar-condicionado”, afirma o arquiteto. Um plano de ajardinamento vertical foi feito nas paredes externas, para deixá-las cobertas por folhagens, o que criou um belíssimo visual, integrado à natureza que há no entorno da edificação.

SINERGIA COM A NATUREZA E BENFEITORIAS
Um dos grandes ganhos com a nova estrutura do pavilhão é a integração do espaço com o Parque Barigui, o que não acontecia com a antiga área de exposições, tanto visual quanto de acessibilidade. As paredes envidraçadas dão vista para uma paisagem de cartão-postal em toda lateral direita, onde está o grande lago do Parque Barigui e as pistas que o circundam. Da mesma maneira, o público do lado de fora pode avistar o interior do pavilhão.

Com a concessão, a população de Curitiba e seus turistas também saem ganhando, já que benfeitorias providenciadas pelo consórcio Grupo Positivo/J.Malucelli estão sendo feitas no Parque Barigui. Com previsão de entrega em 15 de julho, estão em andamento as obras de modificação e ampliação das pistas de caminhada, corrida, ciclismo e skate, e a passagem subterrânea de 6 metros de largura por 2,80 de comprimento, para pedestres sob a Rua Cândido Hartmann. A passarela garantirá maior segurança aos frenquentadores, pois eles poderão passar pelos dois lados do parque, dividido pela avenida, sem precisar cruzá-la, além de facilitar o tráfego de carros na via. Um espelho d´água no local terá efeito decorativo e dará vazão às águas das chuvas. As novidades também incluem uma terceira pista no parque, para que corredores, pedestres e ciclistas tenham espaços distintos para cada atividade e o desassoreamento do Lago Barigui.

Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.