Supermercadista mantém otimismo na economia

Os supermercadistas do Estado de São Paulo continuam otimistas e confiantes em relação aos rumos da economia brasileira. É o que apontou a Pesquisa de Confiança dos Supermercados, da Associação Paulista de Supermercados – PCS/APAS realizada em março. Segundo o levantamento, 42% dos empresários ouvidos estão confiantes com o ambiente econômico atual e futuro.

O percentual de otimistas se manteve estável em relação ao levantamento realizado em fevereiro. Trata-se do segundo melhor desempenho registrado desde que a pesquisa foi iniciada, em junho do ano passado. Em primeiro lugar ainda está o resultado de janeiro, quando o índice de confiança chegou a 45%. Já em relação aos pessimistas houve queda de 43% em fevereiro para 20% em março.

Expectativas – A confiança se mantém em relação ao futuro. O otimismo chega a 32,9% entre os supermercadistas consultados quando a referência é o momento atual. Já na expectativa futura, o índice chega a 50,4%.

Quando a análise considera o pessimismo, o resultado mostra queda expressiva: houve redução de 46% para 25,5% de pessimistas em relação à economia brasileira no presente. Apenas 13,9% estão pessimistas em relação ao futuro.

A retomada da atividade econômica é um dos motivos do bom humor do varejista de São Paulo: 48% dos entrevistados apontaram que estão otimistas com relação desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no presente, enquanto em fevereiro este percentual era de 32%, e 70% estão otimistas com relação ao PIB no futuro, contra 41% no mês passado.

A taxa de juros é outro ponto que chama a atenção no levantamento feito pela APAS: 52% dos entrevistados estão otimistas com relação ao processo de queda da selic. No mês passado o índice era de 18%.

“A conjunção de fatores atrelados ao comportamento da taxa de juros e da economia em geral que impacta diretamente no desempenho das vendas nos supermercados tende a ditar a confiança do setor supermercadista ao longo de 2012”, analisa o presidente da APAS João Galassi.

Fonte: Apas

Marcado , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.