Mentores: por que são importantes para uma startup?

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

Por Vinicius Andrade

Se você é um empreendedor e está à frente de uma startup, provavelmente já ouviu falar sobre mentores. Mas será que você sabe o que é um mentor e qual a sua importância para as empresas?

Essas perguntas surgem quando fundadores de startups entendem que estão em um momento do negócio em que precisam de algum apoio estratégico para suas operações. O processo de mentoria é algo que está cada vez mais em evidência e, de forma simples, nos ajuda na tomada de decisões estratégicas, em nosso crescimento profissional e até mesmo para apontar caminhos que não tínhamos em mente.

Atualmente existem empresas que oferecem programas específicos de mentorias para startups. A SP Stars, por exemplo, já atendeu mais de 350 empresas, ultrapassando mil sessões realizadas. E o foco dessas ações é ajudar os empreendedores a alcançar objetivos, aprimorando suas capacidades e focando na conscientização de suas deficiências, para futuros aperfeiçoamentos.

Temos que destacar que as decisões que serão tomadas a partir das mentorias são muito importantes para a empresa. Por isso é preciso que o mentor e a startup tenham um mindset semelhante, caso contrário as decisões tomadas não serão as mais assertivas.

Eu já passei por alguns processos durante minha vida empreendedora, e posso dizer que aprendi com eles é que não adianta nada ter alguém conhecido do mercado, mas que não entende do seu ramo de negócio. Durante nossas experiências passamos por muitos mentores que estavam mais preocupados em “aparecer” do que efetivamente dar dicas para o nosso crescimento.

O que percebi também é que muitos profissionais que atuam como mentores não se preocupavam nem em entender o modelo de negócio que tínhamos e já o criticavam, falando que não tinha fit com o mercado e que nossa ideia não iria ter sucesso. Mas, quando paramos para analisar, notamos que na verdade o que não tinha fit era o mentor com nossos propósitos.

O que precisamos entender, quando buscamos essa ajuda profissional, é que ninguém vai conseguir dar dicas sobre o negócio e ajudar efetivamente qualquer empresa com conversas de 15 minutos. É necessário que tenha um entendimento do mercado, da empresa e do público que se pretende atingir. Se você procura por um mentor para ajudar, busque alguém que esteja realmente disposto a gastar o tempo em conversas mais profundas, que sejam sobre conteúdos relevantes e ajudem na tomada de decisões importantes.

Vinícius Andrade é CEO da Vesteer, maior plataforma de criação, venda e distribuição de produtos personalizados em todo o Brasil.

1832 Total Views 1 Views Today
Marcado , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO
  • Receba nossas notícias