Nova aliança entre os setores de construção de máquina e TI para a Indústria 4.0

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

Por meio da joint venture ADAMOS (ADAptive Manufacturing Open Solutions – Soluções abertas e flexíveis de manufatura), DMG MORI, Dürr, Software AG, ZEISS e ASM PT estão estabelecendo uma aliança estratégica para os futuros temas da Indústria 4.0 e da IIoT. A primeira aliança de empresas alemãs bem-conceituadas nas áreas industriais e de software quer estabelecer a ADAMOS como um padrão global para a indústria e atrair outros construtores de máquinas para se tornarem parceiros. A ADAMOS foi personalizada para atender as necessidades específicas de construtores de máquinas e de plantas e seus respectivos clientes: a plataforma IIoT aberta ADAMOS é livre e junta os conhecimentos mais recentes de tecnologia de TI e industrial. Ela permite que as empresas de construção de máquinas ofereçam com pouco esforço soluções comprovadas para a produção de conteúdo em rede digital para seus clientes. Construtores de máquinas, assim como seus fornecedores e clientes, se beneficiarão disso, já que a ADAMOS é um serviço de plataforma que oferece autonomia de dados e acesso às principais soluções de software. A plataforma ADAMOS, desenvolvida em conjunto, estará disponível mundialmente a partir de 1º de outubro de 2017.

Christian Thönes, CEO da DMG MORI AKTIENGESELLSCHAFT: “Em relação à digitalização, a indústria de construção de máquinas e plantas deve definir seus próprios padrões e impulsionar o desenvolvimento. Isso funciona apenas com parceiros fortes. É por isso que estamos oferecendo uma rede aberta com a ADAMOS, juntamente com o conhecimento líder em construção de máquinas, produção de software/TI – de construtores de máquinas para construtores de máquinas, seus fornecedores e clientes”.

Ralf W. Dieter, CEO da Dürr AG: “Como construtores de máquinas, conhecemos os requisitos de nossos clientes e sabemos o que é importante para eles. No ADAMOS em sua fábrica de aplicativos “App Factory”, trazemos o conhecimento da indústria para aplicativos operados intuitivamente, juntamente com o projeto de mercados digitais. O ADAMOS App Factory é uma cooperação entre fabricantes de máquinas e empresas de software que estão bem próximas aos parceiros”.

Karl-Heinz Streibich, CEO da Software AG: “A liderança de tecnologia e a experiência digital da Software AG é baseada em um investimento total de mais de um bilhão de euros. Nossa neutralidade da indústria e presença global combinada ao conhecimento de construtores líderes mundiais de máquinas e plantas formam o alicerce da ADAMOS”.

Thomas Spitzenpfeil, Membro do Conselho Executivo (CFO/CIO) da Carl Zeiss AG: “Com a ADAMOS, parceiros fortes estão trabalhando juntos igualmente para impulsionar a conectividade digital. Juntos, estamos desenvolvendo tecnologias para a fábrica do futuro. As empresas que utilizam as aplicações IIoT da ADAMOS farão uso de serviços inovadores e, dessa forma, aumentarão de forma significativa a eficiência, a transparência, a confiabilidade e a disponibilidade de seus sistemas”.

Günter Lauber, CEO do segmento de soluções SMT da ASM PT: “A crescente interconectividade dos meios de produção que não só nossos clientes, mas também nós mesmos, precisamos para mudar nossa forma de pensar. Criamos condições para isso na ASM PT, com soluções inovadoras para vários fluxos de trabalho de linha e fábrica para produção de eletrônicos, ao mesmo tempo cumprindo com os mais altos padrões de segurança de TI. Por meio da ADAMOS, estamos combinando essa experiência com o conhecimento líder em construção de máquinas, produção e software”.

A Indústria 4.0 e a Internet das coisas permitem interconectividade e comunicação entre as máquinas, assim como a aquisição abrangente e o uso de dados em tempo real. Isso fornece a base para empregar serviços digitais e novos modelos de negócios, bem como otimizar a produção com o auxílio de análises de grandes volumes de dados. Os clientes podem, por exemplo, identificar os requisitos de manutenção em um estágio precoce, planejar a produção e adquirir as peças de reposição automaticamente.

No presente, os mais importantes motores de crescimento, inovação e produtividade para a construção de máquinas são a Indústria 4.0 e a Internet das coisas. A corrida para ganhar a soberania dos dados exige um ritmo rápido de inovação. Ao mesmo tempo, a Internet das coisas exige um alto nível de investimento, excelentes especialistas e o domínio de novas tecnologias. É aqui que a construção Inter setorial entra e oferece muitas vantagens à indústria de construção de máquinas:

+ A ADAMOS foca na estreita cooperação e na troca de conhecimento, e reduz o esforço e o custo pela criação de soluções e serviços desenvolvidos centralmente, disponíveis para todos os participantes.

+ Como um motor de inovação, a ADAMOS desenvolverá constantemente novas aplicações de IIoT.

+ Com a plataforma ADAMOS, não há dependência de fornecedores externos de software. Os clientes de construção de máquinas obtêm máquinas e soluções de IIoT / software da mesma fonte, e possuem soberania sobre seus dados. Isso garante a posição de liderança entre as empresas de construção de máquinas na era digital.

+ A plataforma ADAMOS oferece um portfólio digital com aplicações específicas da construção de máquinas, bem como aplicações específicas do domínio e da indústria.

+ A ADAMOS pode ser implementada internacionalmente, de forma rápida, e está disponível como uma solução em nuvem ou on premise em servidores locais.

+ A ADAMOS utiliza soluções e interfaces padrões e, sendo assim, é operacionalmente confiável.

+ Por ser uma solução “de marca em branco”, a ADAMOS permite que os construtores de máquinas participantes tenham sua própria presença de IIoT. Isso significa que os parceiros usam a plataforma central ADAMOS, mas a interface que o cliente vê pode ser projetada com a “cara” do parceiro.

+ O ADAMOS App Factory concentra a experiência tecnológica e o conhecimento da indústria que os parceiros possuem, para um desenvolvimento conjunto rápido de aplicativos. Aplicativos mais abrangentes relacionados aos tópicos de Planejamento, Manutenção preditiva, Cabine/Painel de máquina e Assistência de manutenção devem estar disponíveis na nuvem a partir do início de 2018. A plataforma ADAMOS IIoT se beneficiará disso de forma sustentável, assim como os parceiros e a rede de clientes.

A ADAMOS GmbH e o ADAMOS App Factory iniciarão no dia 1º de outubro de 2017, com cerca de 200 especialistas. DMG MORI, Dürr, Software AG, ZEISS e ASM PT são participantes iguais na ADAMOS GmbH, registrada em Darmstadt. Além disso, outros construtores de máquinas e equipamentos podem tirar proveito dos serviços da ADAMOS como parceiros. Cada parceiro comercializa independentemente os serviços da plataforma ADAMOS. A ADAMOS GmbH opera como um serviço de plataforma e, assim, torna disponíveis ferramentas e funções IIoT para todos os usuários da plataforma.

1698 Total Views 1 Views Today
Marcado , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO
  • Receba nossas notícias