Transformação digital aquece o mercado de data center no Brasil

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

O mercado de data center brasileiro não para de crescer. A pesquisa realizada com os primeiros 800 líderes de TI, inscritos no DCD>Brasil 2017, principal evento do setor, mostra que as empresas e organizações públicas do Brasil estão priorizando projetos de infraestrutura digital nos seus próximos investimentos. Esse cenário é impulsionado pelo atual processo de transformação digital das organizações.

Segundo o estudo, 51% dos profissionais que irão participar do evento planejam contratar serviços de Cloud ou Colocation. Projetos de atualização também estão em alta: 49% dos participantes desejam modernizar seus data centers. Até o momento, somente 16% dos entrevistados pretendem investir na construção de um novo núcleo. Um resultado curioso apontado pelo estudo é que data centers modulares ou em contêineres começam a fazer parte das estratégias das organizações: 9% dos entrevistados apostam em projetos deste tipo.

Os dados da pesquisa da DCD reforçam a previsão divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em parceria com a IDC (International Data Corporation), que prevê um crescimento de 5,7% no mercado brasileiro de tecnologia da informação em 2017.

Transformação Digital como vantagem competitiva

Como inovar é necessário para crescer e se diferenciar no mercado, as organizações estão intensificando o seu processo de transformação digital. Como essas mudanças afetam diretamente a infreaestrutura de TI, é necessário atualizar os data centers e/ou contratar serviços de Cloud e Colocation para expandir a capacidade de armazenamento e processamento de dados.
Um bom exemplo de transformação digital é a Vale, empresa que acaba de colocar parte do seu negócio na nuvem. “Cloud pública e privada são pré-requisitos e um dos principais pilares no caminho da modernização e inovação”, afirma Flavio Bezzi, Cloud Architect and Experienced IT Project Manager da mineradora.

Para o executivo, além de reduzir custos e melhorar a produtividade, um dos principais benefícios da Cloud é poder focar no negócio. “Reduzimos custo e tempo para que a TI pense e trabalhe no que é bom para o negócio e não somente em atualização de patch, antivírus, etc”, explica o líder de TI.

Por outro lado, empresas que têm a infraestrutura como parte do negócio também estão passando por processos de transformação. Este é o caso do Banco Santander, que modernizou seu data center para melhorar a eficiência energética. “O principal objetivo do recente projeto foi atender as novas tecnologias no mercado com menor custo de investimento e otimização das infraestruturas já instaladas”, conta André Torres Bueno, Gerente de Tecnologia da Produban/Grupo Santander.

DCD>Brasil apresenta os principais casos de sucesso do mercado data center

Conheça os detalhes destes e outros casos de sucesso do mercado de data center no DCD>Brasil 2017.

A 9ª edição do congresso acontece nos dias 30 e 31 de outubro e reunirá mais de 1200 profissionais seniores do setor de TI para compartilhar e discutir questões relacionadas à infraestrutura e transformação digital.

196 Total Views 1 Views Today
Marcado , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO
  • Receba nossas notícias