Estudantes da rede pública visitam TCS para aprender sobre tecnologia

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

Nesta quinta-feira (14), alunos do ensino médio do colégio Augusto Ribeiro de Carvalho, da diretoria regional de ensino Norte 1, em São Paulo, passarão a tarde na Tata Consultancy Services (TCS), empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, para o primeiro workshop do goIT, programa da TCS para capacitação de alunos e professores, com o objetivo de estimular o aprendizado na área de tecnologia e preparar os jovens para o mercado de trabalho. Esse é o piloto de um projeto muito maior, que visa levar conhecimento de TI a cerca de 190 mil alunos e professores dos ensinos fundamental e médio, fruto do termo de parceria assinado em Agosto entre a TCS e a Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo.

A iniciativa vai ao encontro da reforma do Ensino Médio proposta pelo Governo Federal. A ideia da reforma é priorizar a educação técnica e ampliar o ensino em tempo integral, em conjunto com a iniciativa privada.

No encontro, os alunos do colégio Augusto Ribeiro de Carvalho, realizarão um tour pela sede da TCS, conhecerão o cronograma do projeto e as ferramentas que serão utilizadas. Os estudantes também assistirão à primeira aula sobre tendências do setor de tecnologia, mercado de trabalho e possibilidades de atuação em diferentes campos.

Para a segunda turma do programa, formada pelos alunos da escola Dom Pedro I, localizada em São Miguel Paulista, zona leste da cidade, o primeiro encontro será no dia 16/09, sábado. Na ocasião, os executivos da TCS irão até a escola apresentar o projeto e os primeiros conteúdos. Posteriormente, essa turma também visitará as instalações da empresa.

A iniciativa da TCS busca capacitar e despertar o interesse dos estudantes para a tecnologia enquanto profissão. De acordo com dados da Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), o Brasil pode chegar em 2020 com um déficit de até 408 mil profissionais de TI. Já a organização Code.org prevê que, no mesmo período, 1,4 milhão de vagas sejam abertas em todo o mundo, mas apenas 400 mil delas serão preenchidas. O estudo mostra ainda que Brasil é o país com a maior deficiência em todo o continente, apesar do crescimento do segmento na região.

“Esse é o pontapé inicial de um projeto muito maior da TCS, voltado para a transformação da educação no Brasil e no mundo. A TCS vai construir, junto com esses alunos, ferramentas inovadoras com potencial para entrar no mercado e mudar a realidades deles”, analisa Tushar Parikh, Country Head da TCS Brasil.

“Estamos muito orgulhosos em iniciar esse projeto e passar todo nosso conhecimento para que os jovens estudantes possam conquistar boas posições de trabalho, explorando esse mercado em constante expansão que é a indústria da tecnologia”, comenta Parameswaran Ramani, Head de Recursos Humanos da TCS Brasil.

O projeto

O programa vai acontecer, inicialmente, nas diretorias regionais de ensino Norte 1 e Leste 2, que terão seus quase 4.000 professores capacitados por profissionais da TCS para repassar o conteúdo para os 92.000 alunos de cada uma delas.

As qualificações seguirão um cronograma para abordar temas como tendências de tecnologia, internet das coisas, mecanismos de aprendizagem fora da escola, tecnologia para sala de aula, entre outros. Os alunos terão acesso a uma plataforma de ensino virtual da TCS, o Campus Commune, e encontros periódicos com especialistas, que irão ministrar conteúdos, tirar dúvidas e auxiliar na construção do projeto final: a criação de um aplicativo com foco no comércio da região onde vivem.

173 Total Views 2 Views Today
Marcado , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO
  • Receba nossas notícias