A fábrica do futuro já existe e será apresentada na FEIMAFE

FacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

A fábrica do futuro estará ao alcance dos visitantes da FEIMAFE 2017 – 16ª Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura, que será aberta no dia 20 de junho, no Expo Center Norte, na capital paulista. Um conjunto de empresas de alta tecnologia mostrará o funcionamento de “máquinas inteligentes” que, de forma integrada, realizam trabalhos por horas a fio e ainda tomam decisões sem a interferência humana. A demonstração desses feitos poderá ser presenciada na Manufatura Inteligente, um espaço exclusivo na Feira cujo principal objetivo é transformar o processo de produção mais eficiente, flexível, adaptativo, preditivo e produtivo, condições imprescindíveis para participar em mercados altamente competitivos.

A Manufatura Inteligente é fundamentada através da conexão da robótica avançada com os chamados Big Data Analytics (que compila e analisa através de método estatístico um grande conjunto de dados), graças também à incorporação de recursos de Tecnologia da Informação (TI) e internet nas máquinas, explica o diretor da Okuma, Mohseen Hatia. Com a junção dessas funcionalidades, as máquinas robotizadas e altamente informatizadas “aprendem” com a experiência durante o processo de trabalho, tomando decisões independentemente da interferência humana.

Confira as novas atividades e atrações da FEIMAFE que vai guiar o visitante da entrada do evento passando por 11 pontos de interesse onde ele encontrará de forma mais fácil o que busca em relação à inovação e eficiência.

Manufatura Inteligente

Oitos robôs controlados pelo YRC 1000, modelo desenvolvido pela Yaskawa Motoman, demonstrarão várias aplicações numa cabine de caminhão. Eles estarão fazendo solda mig, solda ponto por resistência, solda laser e pintura. Haverá também dois robôs de manipulação, abrindo e fechando as portas da cabine de caminhão. Já a Sandvik Coromant apresenta o programa Right from the start (Certo desde o início) que visa indicar qual ferramenta de corte é mais adequada à uma nova máquina (Rua B-44).

Ilha da Eficiência

O estande da empresa LMT Tools dará lugar a uma experiência inédita, a Ilha da Eficiência, um espaço de 300 m² onde serão apresentadas empresas responsáveis pelo processo fabril de um motor de automóvel, de fabricação nacional. O processo é composto por dez empresas, desde o corte do aço até o produto final, no caso o de um Renault Captur, modelo lançado ano passado no Salão Internacional do Automóvel. (Rua D-50).

Arena da Robótica e Automação Industrial

A Festo vai mostrar aos visitantes o Robotino, um robô que tem feito sucesso de público pelo mundo por resolver problemas complexos sem a necessidade de seu operador executar programas intrincados. O robô ficará responsável por locomover peças de um quebra-cabeça através da interação com um ambiente chamado “Portal H”. A montagem do jogo entre o robô e o portal será em tempo real. (Rua N-30)

Espaço TruConnect

Neste ambiente montado pela TRUMPF, será apresentado todo o processo de produção da Indústria 4.0 em chão de fábrica por meio de realidade virtual. Os visitantes poderão visualizar e interagir com a produção de uma peça utilizando óculos de realidade virtual HTC Vive, que permite a imersão do usuário em um ambiente 3D. Com ele, dois controles disponíveis que aumentam a imersão do visitante nessa experiência. Durante a exibição, a pessoa escolhe o tipo de material utilizado para criar a peça. Todo o passo de cada processo pode ser acompanhado na imagem reproduzida ao levantar o joy stick da mão esquerda (Rua D-31).

168 Total Views 2 Views Today
Marcado , , , , , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO
  • Receba nossas notícias