A tecnologia como agente transformador da experiência de compra – Por Brian Krzanich

FacebookTwitterGoogle+LinkedInCompartilhar

Quando você faz compras online, provavelmente, não leva em consideração a quantidade de dados que gera.

Atualmente, os dados podem ser considerados o centro do relacionamento entre clientes e varejistas. O último varejista on-line que você visitou sabe o que você inicialmente estava interessado em comprar e o que você acabou comprando. Ele também sabe quais itens foram colocados no carrinho, mas não foram comprados.

Os dados podem ser medidos, analisados e acessados remotamente, de qualquer lugar. Eles serão os diferenciais para o crescimento dos varejistas e para que eles engajem e ampliem a sua base de clientes. Até agora, dados detalhados sobre os compradores estavam disponíveis apenas para as lojas online. Na Intel, acreditamos que cada vez mais os varejistas serão separados entre os que possuem dados e usam para crescer e otimizar a experiência de compra e aqueles que não possuem e tomam suas decisões baseadas na “experiência” e em observações subjetivas.

Quando usados de forma eficiente, os dados fornecem aos clientes um maior controle e aos varejistas mais informações. A Intel demonstrou na semana passada durante o “Retail Data Show” da NRF, em New York, ferramentas e outras tecnologias centradas em dados, que têm por objetivo transformar drasticamente tanto as experiências na loja, quanto as de compra online.

As tecnologias de Internet das Coisas (IoT) e de nuvem da Intel impactam a cadeia de fornecimento de ponta a ponta. Os sensores IoT coletam dados que podem ser analisados. Os data centers processam a informação e dão utilidade aplicável no negócio. Por exemplo, com as tecnologias da Intel é possível ver quais itens não estão na localização correta na área de vendas, além de levantarem o inventário da loja em tempo real, incluindo o que está no estoque. Elas podem até indicar quais itens entram nos provadores, mas nunca chegam até ao caixa.

Para ajudar a transformar a maneira com a qual as pessoas compram e como as lojas podem atendê-las melhor, a Intel apresenta a Intel® Responsive Retail Platform (Intel® RRP). Ela fornecerá uma profunda compreensão sobre como as lojas e como as pessoas interagem. E, ao longo dos próximos cinco anos, a Intel planeja investir US$ 100 milhões na indústria do varejo com essa nova plataforma. O investimento possibilitará os varejistas a unificarem cada parte de suas operações, criarem um impacto positivo em seus resultados e resolverem os desafios da operação do negócio.

A plataforma de varejo coleta múltiplas fontes de dados para conectar os ambientes digitais e físicos. Com os objetivos de reduzir custos e aumentar as vendas, a solução ajuda a reabastecer o estoque de forma eficiente, posicionar funcionários e outros recursos, além de rastrear o inventário – da cadeia de fornecimento até a vitrine da loja. A Intel® Responsive Retail fornece informações em tempo real sobre o que os clientes estão comprando, o que procuram além do gerenciamento do estoque.

As ferramentas centradas em dados são apenas o começo de onde a tecnologia levará a experiência de varejo. Hoje, varejistas inovadores como o Alibaba estão incentivando os clientes a usarem a realidade virtual para comprar em qualquer lugar do mundo sem sair de casa. Os clientes estão se engajando em experiências de compra personalizadas em realidade virtual, enquanto a tecnologia imersiva está abrindo portas para que os varejistas alcancem novos clientes e mercados de forma criativa.

A realidade virtual está encorajando clientes e varejistas a usarem os dados e as análises para maximizar o investimento e impactar o varejo. Com tecnologias, como robótica e inteligência artificial para reduzir a carga imposta sobre os funcionários, cada aspecto da loja e da cadeia de fornecimento permitirá que os funcionários foquem mais no cliente e em melhorar o desempenho da loja.

Estamos desenvolvendo tecnologias que ajudarão a transformar a experiência de compras em um futuro próximo. Ao unir a realidade virtual com o poder dos dados, ajudaremos a criar a loja do futuro – inteligente, rápida de resposta, conectada e segura.

Brian Krzanich (@bkrunner) é CEO Global da Intel

162 Total Views 2 Views Today
Marcado , , , , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO
  • Receba nossas notícias