Cresce contratação de freelancers por pequenos negócios para projetos específicos

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

Cerca de 38% das pequenas empresas no Brasil possuem mais da metade de suas equipes formada por profissionais freelancers. É o que aponta a pesquisa realizada pela Workana (www.workana.com.br), plataforma de trabalho freelance que possui atuação em toda a América Latina. O estudo elenca informações importantes sobre o cenário de contratação de freelancers no país. Além da quantidade de profissionais contratados, ainda aborda o porte das empresas contratantes, principais motivos e intenções de investimentos na modalidade.

Das empresas utilizadas na pesquisa, 72% possuem de um a cinco funcionários, 18% tem equipes de seis a dez funcionários e apenas 8% são formadas por mais de dez profissionais. Os dados apontam uma tendência atual dos pequenos negócios, que é a de ter equipes mais enxutas, compostas por poucos profissionais ou até mesmo apenas pelos próprios donos e freelancers. Das empresas formadas por até cinco funcionários, cerca de 22% apresentam esse cenário.

A tendência de operar com equipes reduzidas impulsiona uma prática que é um dos principais motivos da procura por freelancers, a de contratação sob demanda. Cerca de 44% das PMEs entrevistadas apontam que a possibilidade de contratar profissionais para projetos específicos é a principal razão do investimento nessa modalidade, tanto pela redução de custos fixos quanto pela eficiência oferecida, já que garante a possibilidade de obter profissionais qualificados para cada trabalho a ser desenvolvido.

O estudo aponta, inclusive, que metade das empresas pretendem aumentar o investimento em suas equipes de freelancers contratados. Além disso, 36% vão manter o investimento atual nesses profissionais e 10% buscam continuar contratando, mas de forma reduzida. Apenas 4% dos donos de negócios afirmam não querer mais investir na modalidade.

Outra característica que a pesquisa evidencia é a possibilidade de trabalhar com profissionais de outras regiões, ampliando as oportunidades tanto para freelancers que residem em diferentes centros como também para as empresas, que possuem um leque maior de profissionais para contratação. De acordo com o estudo, mais de 76% dos freelancers contratados são de estados diferentes das contratantes.

Com mais de 100 mil projetos atendidos na plataforma e 400 mil profissionais cadastrados, a Workana realiza diversos levantamentos em relação aos freelancers e às empresas que contratam esse tipo de profissional, que ajudam a traçar um panorama do mercado no país.

914 Total Views 1 Views Today
Marcado , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO
  • Receba nossas notícias